Descumpriu as regras?

GloboNews estoura tempo em sabatina com Simone Tebet

Previsão da entrevista era de 2 horas e 45 minutos, mas durou muito mais


Simone Tebet na Central das Eleições, da Globonews
GloboNews descumpriu regra na sabatina com Simone Tebet - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 25/07/2022 às 22:24,
atualizado em 26/07/2022 às 13:18

O pontapé inicial da cobertura da TV nas eleições 2022 na GloboNews já contou com uma mudança nas regras estabelecidas para a Central das Eleições. A sabatina com a candidata Simone Tebet (MDB) teria a previsão de durar 2 horas e 45 minutos, mas teve o tempo estourado e durou 3 horas e 23 minutos. O evento começou às 19h, conforme estava marcado, mas ao invés de terminar 21h45, ele foi até 22h23.

No documento enviado pela assessoria da GloboNews à imprensa, a confirmação do tempo estava lá. "Com 2 horas e 45 minutos de duração, as entrevistas serão transmitidas ao vivo, a partir das 19 horas, pela GloboNews, com sinal aberto no Globoplay e no g1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Depois, todas as entrevistas ficarão disponíveis, na íntegra, no Globoplay e Canais Globo", diz a nota oficial.

Mas logo no primeiro dia não foi o que se viu. Simone Tebet compareceu ao estúdios e foi entrevistada por Andréia Sadi, Julia Dualibi, Fernando Gabeira, Miriam Leitão, Flávia Oliveira, Valdo Cruz, Gerson Camarotti, Octávio Guedes e Ana Flor, que se revezaram na bancada e a cada bloco um grupo diferente de entrevistadores ocupavam o espaço, que foi mediado pela jornalista Natuza Nery.

Ainda que justificativa fosse que a sabatina teria duração de 2 horas e 45 minutos apenas com a entrevista, tirando os intervalos comerciais, o tempo também foi estourado. A GloboNews promoveu 4 blocos, o que significa que houve 3 intervalos comercial de cinco minutos aproximadamente cada um deles. Diante disso, o horário máximo para terminar o encontro seria às 22h, o que também não ocorreu.

Durante a entrevista, Tebet falou de diversos temas, embora não tenha sido questionada diretamente a respeito de assuntos ligados ao universo da televisão ou da Cultura e das artes. Mesmo assim, a atual senadora aproveitou o tema meio ambiente para falar sobre a novela Pantanal e elogiar a produção do horário das nove da Globo.

GloboNews explica tempo da Central das Eleições

GloboNews estoura tempo em sabatina com Simone Tebet

Como a regra estabelecida pela própria GloboNews de que a sabatina na Central das Eleições teria duração de 2 horas e 45 minutos, ficou o questionamento se a emissora houve alguma irregularidade, mas a resposta é não. Isso porque, quem determina o tempo das entrevistas é a própria emissora, em concordância com os candidatos e ela precisa oferecer tempo igual a todos os entrevistados e, como Tebet foi a primeira, a emissora terá a oportunidade de oferecer o mesmo espaço para os outros concorrentes.

Tanto Ciro Gomes (PDT), quanto André Janones (Avante) ainda serão entrevistados ao vivo, o primeiro na próxima terça-feira (26) e o segundo na quarta-feira (27). Com isso, basta que a GloboNews estenda o tempo dos outros dois candidatos para igualar os direitos dos três candidatos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram convidados, mas não confirmaram a presença e não participarão da Central das Eleições, assim como vem planejando boicotar a presença em debates eleitorais, já tendo obrigado até a CNN Brasil a suspender seu evento.

Procurada, a assessoria da GloboNews enviou a seguinte resposta. "A previsão de duração era de 2 horas e 45 minutos, mas o formato das entrevistas do Central das Eleições é dinâmico. Não há um tempo pré-definido para perguntas e respostas. O mesmo tempo dedicado à entrevista com Simone Tebet será garantido aos outros pré-candidatos que participarão da Central das Eleições nos próximos dias."

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado