Exclusivo

Fantástico corre contra o tempo para entrevistar Lula

Presidente ainda não falou com nenhuma emissora após vencer as eleições


Lula em foto
Lula será entrevistado pela Globo, mas não há confirmação de data - Foto: Reprodução
Por Daniel César

Publicado em 04/11/2022 às 04:00,
atualizado em 04/11/2022 às 09:29

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não foi entrevistado na TV desde que sua vitória foi confirmada no último domingo (30). Mas as negociações estão a todo vapor e quem tenta conseguir a primazia de falar com o próximo mandatário do país é a Globo. Enquanto não tem nada fechado, a equipe do Fantástico corre contra o tempo para levar ao ar um papo inédito com Lula no próximo domingo (07).

Segundo apurou o NaTelinha, o presidente eleito já foi contatado por pelo menos cinco emissoras diferentes entre canais abertos e fechados desde que o resultado das eleições foi confirmado. Na segunda-feira (31), Lula recusou todos os convites, inclusive do Jornal Nacional e quebrou uma tradição de quase duas décadas. Desde muito tempo o eleito concedeu entrevista para alguma emissora no dia seguinte após os resultados saírem.

A recusa do petista não se deu por discordâncias ou perseguição contra a Globo. Pessoas ouvidas pela reportagem explicaram que Lula não queria falar publicamente antes de seu adversário na campanha, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), assumir a derrota publicamente. Lula considerava isso parte do rito da democracia e não queria queimar etapas e o discurso esperado só chegou na terça-feira (1º).

Quando Bolsonaro fez um pronunciamento assumindo a derrota a Globo voltou a procurar a comunicação do próximo presidente para agendar a sabatina no JN, mas houve outro problema. Após nomear o coordenador da transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), Lula tirou três dias de folga e foi viajar numa mini lua de mel com sua esposa, Janja. Com isso, até a próxima sexta-feira (05) ele está fora do radar para qualquer entrevista ou sabatina, ou mesmo gravação de programas.

JN e Fantástico querem Lula

imagem-texto

Oficialmente não há agendada nenhuma entrevista para Lula conceder a quaisquer emissoras de TV no país. Mas os aliados do petista confirmam que há negociações para saber onde ele deverá falar primeiramente. Canais como SBT e Record, ligadas a Bolsonaro, já foram descartados, assim como a Band, por conta do alcance de audiência.

Neste momento, além dos três canais citados, Globo, CNN e GloboNews buscam entrevistá-lo. A tendência, segundo um assessor próximo, é que a Globo vença a parada, mas há dúvida sobre qual o programa em que ele deverá dar as caras primeiramente. A equipe do Fantástico já avisou que, caso o vencedor das eleições aceite será montada uma estratégia de guerra para entrevistá-lo no próximo sábado (06) e a conversa levada ao ar já no dia seguinte.

Embora não tenha nada confirmado ou agendado, políticos ligados à transição confirmam, no entanto, que existe possibilidade real de Lula ir à bancada do Jornal Nacional na próxima segunda-feira (08). Nem Globo nem a assessoria dele confirmam que haja acordo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado