- Meio: Rede de televisão comercial aberta
- Fundação: 27 de setembro de 1953 por Paulo Machado de Carvalho
- Proprietário: Edir Macedo (90%) e Ester Bezerra (10%)
- Ligação: Grupo Record
- Presidente: Luiz Cláudio Costa
- Pincipais diretores: Hiran Silveira, André Dias e Marcus Vinícius Vieira
- Sede: São Paulo (SP)
- Cobertura: 15 emissoras próprias e 96 afiliadas, totalizando 111 emissoras pelo Brasil
- Página oficial: recordtv.r7.com
- Situação: No ar
A Record foi fundada em 27 de setembro de 1953 pelo empresário Paulo Machado de Carvalho, que investia em um conglomerado de meios de comunicação, com foco no rádio. O casal de artistas Blota Júnior e Sônia Ribeiro foram os apresentadores da inauguração dessa que foi uma das primeiras redes de TV do Brasil.
Em seus primeiros anos, a Record investiu em programação musical. Também tinham destaques os programas esportivos, teatrais, humorísticos e jornalísticos. Na década de 1960, a emissora transmitiu a inauguração da nova capital federal, Brasília. O canal também exibiu os Festivais da MPB, importantes movimentos culturais em meio à ditadura militar.
Naqueles anos, a Record viu sua audiência cair com o surgimento da Globo e o crescimento da Tupi. Entre os programas mais relevantes, estavam a série Família Trapo, pioneira no estilo sticom no Brasil, que tinha no elenco Ronald Golias e Jô Soares, e o jornalístico Repórter Esso. Em 1972, Silvio Santos se tornou um dos proprietários, posto que assumiu até 1990, em meio ao lançamento do SBT, em 1981.
Com uma grave crise e beirando a falência, Silvio Santos convence Paulo Machado de Carvalho a pôr a emissora à venda. Em 1990, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, comprou a emissora e também a Rádio Record. Assim, o canal passou a exibir algumas atrações de teor evangélico.
A partir da década de 1990, despontaram na emissora nomes como Eliana, Raul Gil, Gilberto Barros, Ratinho, Milton Neves. Também foram feitos novos investimentos em outras frentes, com a criação do portal R7, a empresa de criação Record Entretenimento e o canal Record News.
Em meados dos anos 2000, a Record passa apostar em novas contratações, com atores e humoristas egressos da Globo. No ramo dos reality shows, o grande sucesso foi A Fazenda, no ar, por temporadas, desde 2009. Algumas contratações causaram estardalhaço, como Gugu Liberato, saído do SBT, em 2009, e Xuxa Meneghel, contratada entre 2015 e 2020, após décadas de sucesso na Globo.
Na dramaturgia, a partir de 2004, a Record também passa a alcançar bons índices com tramas como A Escrava Isaura (2004), Prova de Amor (2005), Vidas Opostas (2006), a franquia Os Mutantes (2007-09), entre outras. Mais tarde, as produções bíblicas ganham destaque, especialmente com Os Dez Mandamentos (2015).