Vídeo excluído

Elizângela é punida por publicar fake news sobre Lula no Instagram

A atriz usa as redes sociais para fazer campanha para Bolsonaro


Montagem de fotos de Elizângela e Lula
Elizângela se posiciona constantemente contra Lula - Estevam Avellar/TV Globo e Instagram

A atriz Elizângela recebeu um alerta de fake news em sua página no Instagram após publicar um vídeo distorcido sobre uma fala de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Flow Podcast. O conteúdo foi divulgado pela veterana como se o petista estivesse afirmando que políticos têm que mentir, sendo que, na verdade, ele estava se referindo a uma fala de Jair Bolsonaro (PL).

A artista, que usa suas redes sociais para fazer campanha ao atual chefe do governo, sempre compartilha vídeos e fotos que desfavorecem o ex-presidente, além de enaltecer o candidato à reeleição. Esta não foi a primeira vez que a plataforma notificou uma postagem de Elizângela, que já ganhou outros analisados como falsos.

No último post "desmascarado", feito na quarta-feira (19), a atriz divulgou um pequeno trecho da entrevista de Lula no Flow, em que o pernambucano diz a seguinte frase: "Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir. Porque sempre é mais fácil acreditar na mentira. Minha mãe dizia 'uma mentira, ela voa. A verdade engatinha'. É sempre assim."

Porém, o conteúdo compartilhado omite um trecho imediatamente anterior, em que é possível entender que o petista estava se referindo a Bolsonaro. "Você tem políticos sérios de centro, sabe? Você não precisa mentir. Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: 'tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!'", diz outra parte do vídeo.

A publicação foi analisada por diversos verificadores de fatos independentes, por isso ganhou o alerta de informação falsa, já que omite um trecho que tira as falas do candidato do PT de contexto e muda o sentido das declarações.

A fala de Lula se referiu às declarações do atual presidente da República em participação em um podcast na última sexta-feira (14). Na ocasião, o político do PL disse que ouve falar que ele teria que mentir para conquistar votos e dizer o que vai fazer, não o que já foi feito.

Elizângela já foi notificada outras vezes

Elizângela sorrindo para foto
Maurício Fidalgo/TV Globo

No último dia 2, um vídeo publicado por Elizângela, que dizia ter "descoberto o plano de governo que Lula está escondendo", também foi analisado por verificadores de fatos independentes e apontado como falso. No conteúdo em questão, trechos de vídeos recortados afirmavam que Lula pretendia acabar com as famílias, liberar as drogas e legalizar o aborto.

Após ter a publicação definida como fake news pelo Instagram, a atriz se revoltou. "INSTAGRAM ERRA ao dizer que o conteúdo desse vídeo é falso! Esse post foi produzido por várias partes de vídeos da esquerda feitos e divulgados pela mídia em geral", escreveu ela, que ainda divulgou os candidatos em quem iria votar no primeiro turno, incluindo Jair Bolsonaro. 

Confira algumas publicações de Elizângela:

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado