Vem aí

Band convoca dois jornalistas para o comando do debate presidencial

Emissora convocou dois jornalistas para apresentar o encontro entre candidatos


Debate na Band
Debate na Band terá dois mediadores - Foto: Reprodução/Band

A Band definiu quem vai mediar o primeiro debate entre os presidenciáveis, que vai acontecer em 28 de agosto, nas Eleições 2022, em formato de pool. A emissora inovou e escalou dois jornalistas para o papel: Adriana Araújo e Eduardo Oinegue.

O anúncio foi feito, meio sem querer, na noite do último domingo (07), por Rodolfo Schneider, mediador do debate entre os candidatos ao governo de São Paulo. "Vou me antecipar aqui e espero que o Mitre não me puxe a orelha", disse ele se referindo a Fernando Mitre, chefão do jornalismo do canal, enquanto fazia o anúncio. "Esse ano Adriana Araújo e Eduardo Oinegue vão dividir a apresentação do debate presidencial".

O programa irá ao ar em formato de pool, uma parceria do canal com a TV Cultura, Folha e UOL e convidou todos os candidatos que a Lei das Eleições determina: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). A presença do atual presidente e do petista, os dois líderes na corrida eleitoral, ainda não foi confirmada.

Conforme o próprio Mitre havia antecipado, o primeiro debate presidencial acontece no mesmo cenário do encontro entre os candidatos ao governo de São Paulo. No programa, a Band teve que lidar com um problema técnico que tirou tempo de resposta de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinícius Poit (Novo), por conta de falha do microfone e também da imagem. O tempo foi devolvido aos dois no final do primeiro bloco, quando o canal reconheceu o erro.

Debate na Band

Band escala 2 jornalistas para o comando do debate presidencial

A tirar pelo debate aos governos estaduais, a Band terá muito trabalho no encontro entre os presidenciáveis, já que o que se viu no último domingo foi a fuga do confronto de ideias. Por outro lado, candidatos de São Paulo e do Rio de Janeiro aproveitaram o espaço para gerar memes e até criar bordões, que poderiam ter sido retirados de novelas de Glória Perez.

Mesmo assim, a atração comandada por Rodolfo Schneider fez a audiência do canal crescer, na comparação com o debate ao governo de SP, feita em 2018. Dessa vez, os números prévios indicaram um crescimento de 55% e garantiram a manutenção do quarto lugar para a emissora paulista, mesmo vendo a RedeTV! no retrovisor, segundo dados prévios da Kantar Ibope para a grande São paulo.

Quem são os mediadores do debate

Band escala 2 jornalistas para o comando do debate presidencial

Adriana Araújo chegou à Band em 2022, após passar 15 anos na Record como um dos principais nomes da emissora. Ela está à frente do Boa Tarde São Paulo, jornalístico criado especialmente para ela e que vai ao ar todos os dias logo depois do Os Donos da Bola apenas para o estado de SP.  Na Record, ela já comandou o Jornal da Record, o Domingo Espetacular, para citar dois dos projetos em que esteve envolvida.

Já Eduardo Oinegue, que está na apresentação do Jornal da Band desde 2019, após a morte de Ricardo Boechat. Ele atuou nas Eleições 2018 como colunista do jornal O Globo e, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, foi convidado por Michel Temer (MDB) para ser porta voz do governo federal, cargo que recusou para seguir no jornalismo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado