Confiante

Luciano Szafir fala de problemas de saúde e nova cirurgia: "Não devo escapar de mais uma"

Apresentador diz que enfrenta períodos desafiadores com a saúde "desde sempre"


Luciano Szafir sorridente de jaqueta de couro e óculos de grau
Luciano Szafir deve passar por uma nova cirurgia em breve - Reprodução/Instagram

Luciano Szafir, 53 anos, tem sido um exemplo de força e superação nos últimos meses desde que enfrentou as complicações da Covid-19. Por conta disso, o apresentador foi intubado e precisou passar por uma cirurgia e usar bolsa de colostomia por um tempo após sofrer perfuração do intestino devido ao uso de anticoagulantes para tratar uma embolia pulmonar.

"Enfrento períodos desafiadores com a saúde desde sempre, agora que foi mais divulgado. Já sofri com incêndio, acidente de carro, uma série de coisas ", conta ele ao NaTelinha.

Szafir teve alta do hospital esse mês após realizar uma cirurgia para retirar a bolsa de colostomia. Apesar disso, precisou retornar por conta de uma obstrução intestinal e agora recupera-se em casa. "Minha saúde está bem, na realidade estou com uma alimentação regrada, com uma dieta especial porque não posso correr o risco de o meu intestino grudar", explica.

"Essa remoção da bolsa de colostomia não é uma cirurgia simples. Tive que fazer duas voltas ao hospital por causa disso, entupiu, começou a encher meu intestino e tive que jogar para fora, aí foi necessário colocar uma sonda dentro do meu nariz que vai até o estômago e drenar o que estava lá dentro para o intestino voltar a sua forma".

O pai de Sasha explicou ainda que a recuperação depende de como seu organismo vai reagir, "mas estou muito otimista como sempre, tenho médicos maravilhosos". Apesar de estar se recuperando das sequelas da Covid-19, ele ainda deve realizar uma nova cirurgia para tratar outro problema de saúde.

"Tenho um problema de artrose na perna de um fêmur que está encostando no quadril, esse é o próximo desafio. Provavelmente não devo escapar de mais uma última cirurgia".

De fé judaica, Luciano diz que sempre teve muita confiança e força nesses momentos mais difíceis. "Acredito acima de tudo em Deus, na família, em ajudar ao próximo. Longe de querer ser um (Mahatma) Gandhi, uma Madre Teresa, tenho milhares de defeitos. Mas vejo no mundo as pessoas tão egoístas, pensando no seu próprio umbigo que me incomoda bastante.", analisa.

"Sou judeu, acredito que todas as religiões tenham o mesmo objetivo que é Deus, família, fé, amor, compaixão... O que estraga são os extremistas".

Luciano Szafir relembra desfile com bolsa de colostomia: "Não nos define"

Luciano Szafir fala de problemas de saúde e nova cirurgia: \"Não devo escapar de mais uma\"

No ano passado, Szafir chamou a atenção ao desfilar exibindo a bolsa de colostomia na na São Paulo Fashion Week. A ideia, segundo ele, foi para levantar a autoestima de quem também sofre do mesmo problema.

"Assim que acordei com um objeto que nunca ouvi falar na vida na minha barriga, 40 pontos, aí abri o Instagram, tinham mais de 300 mensagens de ostomizados me oferecendo ajuda. Depois, as outras mensagens, na medida que passei a conversar, percebi uma baixa autoestima em quase todos, e como eu estava com um poder de voz muito grande, por causa do Covid, as pessoas orando, resolvi fazer alguma coisa para essas pessoas se sintam como elas realmente são", explica.

"A nossa ostomia não nos define. Se você é um advogado, você vai continuar sendo um bom advogado, se você é um arquiteto, vai continuar sendo um arquiteto e por aí vai...Existia uma ou outra limitação, mas, para mim era uma obrigação que tinha que fazer, por toda essa ajuda que me foi oferecida. E o feedback foi gigante, a ação cresceu muito, foi muito falado e sou muito grato por tudo isso".

Luciano Szafir fala de projetos: programa, teatro, filmes e musical

Atualmente, ele está no ar no programa Casa Szafir, exibido na afiliada do SBT para a região de Campinas, a VTV. Além disso, o apresentador está cheio de projetos.

"Tenho peça de teatro para fazer cerca de duas ou três, tenho três roteiros de filme na mão, fui cogitado para uma novela, mas agora estou com um programa então nem pensar no momento, tem produção de um mega musical para daqui a dois anos, provavelmente um dos maiores feitos no Brasil, tem muita coisa", conta ele que também trabalha com educação.

"Vendo um projeto que forma leitores para o país inteiro, a educação é a única coisa que pode melhorar qualquer país a médio e longo prazo", completa.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado