Canal Like

Documentário Bandidos na TV mostra jornalista famoso que virou criminoso

Canal Like fala sobre o documentário Bandidos na TV; confira


Wallace Souza com um microfone na mão
Documentário conta a história de Wallace Souza

Mais do que simples documentário, o gênero "true crime" está voltando com tudo para a televisão. Tendo como base um crime hediondo, insolucionável ou simplesmente fascinante, esses documentários não são necessariamente novidade para o brasileiro. Afinal de contas, quem nunca ficou grudado na televisão vendo Linha Diretea - quando tinha um bando de coisas pra fazer?

Em 2014, uma jornalista americana chamada Sarah Koenig fez um podcast chamado Serial no qual ela investigava, profundamente, um crime que, para ela, não estava claro - o assassinato da menina Hae Min Lee, pelo seu ex-namorado e colega de classe Adnan Sayd, que ocorreu no ano de 1999. Guiado pela tenacidade investigativa da jornalista e uma estrutura que remetia aos melhores filmes de suspense ou romances policiais, o podcast ficou conhecido por ser extremamente viciante. Não só abriu a porta para outros podcasts, como também deixou muita gente sedenta por mais conteúdo sobre crimes reais. Esse ano, a história do Adnan Syed vai até virar um documentário na HBO.

Com a Netflix investindo cada vez mais em conteúdo 100% brasileiro, era natural que o Brasil, um país repleto de crimes bizarros e inaceitáveis, rapidamente aparecesse com o seu primeiro expoente do gênero. Bandidos na TV é uma série de documentário da Netflix que conta a história inacreditável do programa Canal Livre, idealizado e comandado por Wallace Souza e os seus irmãos. Souza foi uma grande personalidade da politica e do entretenimento em Manaus. No final dos anos 90, a maioria das televisões de Manaus estava sintonizada no Canal Livre da TV Rio Negro, onde Wallace exibia crimes, denunciava os criminosos, e de vez em quando até mesmo ia atrás deles.

Um ex-policial, expulso da PM por desviar dinheiro da gasolina, Souza virou repórter e eventualmente apresentador do polêmico programa de TV, que era tão linha direta, quanto o Programa do Ratinho. Sempre revoltado e levantando a bandeira da tolerância zero com os criminosos, era normal Souza dizer frases como "Manaus não pode virar uma terra sem dono". Ou seja, ele já se posicionava como uma solução. O resultado natural disso você já deve até imaginar né: Souza foi eleito deputado estadual em 98, 2002, e 2006. Chegou a ser, proporcionalmente, o parlamentar mais votado no Brasil.

Documentário Bandidos na TV mostra jornalista famoso que virou criminoso

E talvez iria além, se o seu ultimo mandato não tivesse sido cassado, ao descobrirem um escândalo sem precedentes associado ao seu nome: Souza, junto com o seu filho, liderava uma poderosa quadrilha que cometia crimes contra facções rivais para justamente exibir no programa. Garantindo assim, o sucesso do programa e da sua quadrilha - na frente de Manaus toda. E é aí, que a nossa história começa.

O fascinante dessa história complexa, cheia de conexões com todo o tipo de gente, é que ela mostra como esse tipo de crime - que envolve politica, entretenimento, e família - se desenvolve com base em características que são, tragicamente, nacionais. Bandidos na TV é uma história real, mas quase inacreditável, e contada em um ritmo frenético.

Maratonar os seus sete episódios em uma madrugada só, é quase inevitável. O tempo todo vendo a série é normal você achar que a história é mirabolante demais para ser verdadeira. Mas o Brasil, como nós sabemos, não é para iniciantes. E apesar de todo o seu valor de entretenimento, o banho de agua fria vem mais para os episódios finais - quando o documentário conecta os crimes de Souza com uma qualidade quase sintomática de como funciona os bastidores de poder do país.
Se você gosta de The Jinx ou Making of a Murder - mas sabe que a banda toca um pouco diferente aqui debaixo da linha do equador, não deixa de conferir "andidos na TV, uma série brasileira que é, tragicamente, sobre um Brasil que nós talvez não conhecemos tão de perto, mas que está bastante presente nos dias de hoje.

Curtiu a ideia desse conteúdo? Ele está disponível na Netflix. Para mais dicas, acesse o Canal Like no 530 da Claro ou nas redes sociais canallikeoficial. Até a próxima dica!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado