Canal Like

Coisa Mais Linda: Uma série brasileira que ganhou o mundo


As protagonistas de Coisa Mais Linda
Canal Like fala sobre a série Coisa Mais Linda - Divulgação

A busca de um grupo de mulheres de fibra pelo seu espaço no Rio de Janeiro, entre o fim da década 50 e o começo dos anos 60, é a base dramática e romântica de Coisa Mais Linda, série original da Netflix.

Maria Casadevall é Maria Luiza, filha de uma família rica de São Paulo. Ela fica por lá cuidando do filho, enquanto seu marido vai pro Rio de Janeiro pra agilizar os trâmites pra abertura de um restaurante que seria administrado pelo casal. Só que quando Malu chega na Cidade Maravilhosa, descobre que o sem vergonha tinha outra, fugiu e ainda levou todo o seu dinheiro.

Pathy Dejesus vive Adélia Araujo, mulher negra que se sustenta desde que se entende por gente e cuida sozinha da filha. Trabalhando como doméstica, seu caminho cruza o de Malu. E as duas decidem unir forças na execução do plano da paulista apaixonada por música. Em vez do restaurante, elas vão abrir um clube de bossa nova: o Coisa Mais Linda. Enquanto isso, Lígia, a amiga da Malu interpretada por Fernanda Vasconcellos, sonha em ser cantora. Mas seu marido, Augusto, vivido por Gustavo Vaz, tem pretensões políticas e uma esposa com carreira musical não ficaria bem pra sua imagem. Já o irmão do Augusto, o Nelson, personagem de Alexandre Cioletti, é casado com uma mulher que não abre mão do direito de ter uma profissão.

Vivida por Mel Lisboa, Theresa acabou de voltar de Paris. Seu relacionamento com Nelson tem um certo grau de flexibilidade. E Theresa também precisa ter jogo de cintura pra lidar com seus superiores e colegas de trabalho. Afinal de contas, na redação da revista feminina em que ganha o pão, ela é a única mulher.

Malu, Lígia, Theresa e Adélia são mulheres diferentes, mas cada uma sofre do seu jeito os efeitos de um machismo estrutural, que era mais implacável naquela época. Sendo que Adélia ainda é obrigada a conviver diariamente com o racismo entranhado em todos os cantos da sociedade. Na ala masculina, também se destaca Ícaro Martins, como o músico Capitão, que tenta resgatar um relacionamento mal resolvido com Adélia. Já Leandro Lima é o gênio da música Chico Carvalho, que arrebatou o coração de Malu.

Coisa Mais Linda: Uma série brasileira que ganhou o mundo

Que também é disputada pelo galanteador produtor musical Roberto, papel de Gustavo Machado. A primeira temporada de Coisa Mais Linda termina com um gancho poderoso que leva a segunda pra um outro nível de tensão dramática. Malu atravessa um pesadelo terrível. Quando parece que vai recuperar o controle de sua vida, descobre que seu marido voltou disposto a reconquistá-la e assumir o Coisa Mais Linda. Nelson e Theresa são obrigados a redefinir as regras do seu relacionamento aberto. E ela sai da revista pra se dedicar a escrever um livro.

Adélia e Capitão decidem se casar. Mas ela quer deixar o morro e ele, não. Chico está em turnê internacional. Ele até quer voltar pra Malu, mas sabe que o sumido do marido da moça está na área, cantando de galo. E Malu também se desentende com Roberto sobre questões de crédito no lançamento do primeiro disco gravado no Coisa Mais Linda. Porque o projeto nasceu de uma ideia dela.

Coisa Mais Linda é uma criação de Heather Roth e Giuliano Cedroni. O curioso é que a série foi concebida e escrita em inglês por uma sala de roteiristas composta, em sua maioria, por autores brasileiros fluentes na língua de Shakespeare - o inglês. Os roteiros só eram traduzidos pro português depois de receberem o sinal verde da Netflix.

Os figurinos, o design de produção, os cenários, e efeitos digitais usados na medida certa, transportam o espectador pra uma outra era. Isso sem falar no elenco que está excepcional. O título da série, claro, é uma homenagem à música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Morais. E uma trilha de primeira embala essa história sobre o surgimento da bossa nova e as primeiras lutas e vitórias do empoderamento feminino.

Curtiu a ideia desse conteúdo? Ele está disponível na Netflix. Para mais dicas, acesse o Canal Like no 530 da Claro ou nas redes sociais canallikeoficial. Até a próxima dica!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado