Canal Like

Aspirantes, uma ficção bem construída que mostra a realidade do futebol no Brasil


Cena de Aspirantes
Aspirantes

No Brasil, não é exagero dizer que uma grande parcela da população de jovens meninos sonha em ser jogador de futebol. Mas apesar da molecada pensar imediatamente na vida glamourosa nos grandes clubes do país ou até da Europa, a realidade da profissão é muito mais complicada. Ser jogador de futebol segue a risca o mapa da desigualdade brasileira: 1% dos atletas de maiores vencimentos ganham mais do que os 78% dos mais pobres. Aspirantes é um filme que mostra, através de uma ficção muito bem construída, um pouco dessa realidade brasileira.

O filme conta a história de Junior, jogador do Bacaxá Esporte Clube, um time de futebol de aspirantes, em Saquarema, interior do Estado do Rio. O filme acompanha o dia-a-dia de Júnior, e a gente vai lentamente conhecendo ele. Sem ganhar dinheiro pelo clube, de noite Júnior faz bicos para tentar juntar economias.

Ele mora com o seu Tio, que entre uma bebedeira e outra, esquece de pagar a conta de luz. Sua namoradinha, Karine, está grávida. E seu melhor amigo, Bento, acabou de assinar um contrato com um clube profissional. O futuro de Junior, como de muitos dos seus companheiros de clube, continua incerto.

O filme foi premiado na Mostra de São Paulo, no Festival do Rio, e no Festival de Locarno - tradicionalmente um dos festivais de cinema mais rigorosos do circuito Europeu. Mesmo com toda essa premiação, Aspirantes demorou um pouco pra sair nas telas de cinema. O filme está pronto desde 2015, mas só conseguiu distribuição esse ano.

Aspirantes, uma ficção bem construída que mostra a realidade do futebol no Brasil

Mas a história de Junior continua atual. Entre os destaques do filme, o roteiro esguio e direto, e as ótimas performances de todos os atores envolvidos, incluindo Karine Teles, que faz uma participação especial. Mesmo assim, o ator principal Ariclenes Barroso acaba roubando a cena. Seja com o seu sorriso largo de menino nos poucos momentos de descontração da vida de Junior, ou com a sua linguagem corporal, dura e arredia, que com tão pouco - transmite tanto.

Com pouco mais de 70 minutos, Aspirantes é um filme que captura um retrato fiel de um Brasil que a gente vê pouco. Pode acreditar que para cada Neymar ou Gabigol, existem por aí milhares de "aspirantes" que nem Junior.

Curtiu a dica do Canal Like (530 da Claro)? Para acessar mais recomendações, veja as redes sociais do canallikeoficial.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado