Canal Like

Dolittle, um médico que evita pacientes humanos em favor dos animais


Personagem de Robert Downey Jr em Doutor Dolittle olhando para um gorila
Robert Downey Jr estrela nova versão de Doutor Dolittle - Fotos: Divulgação

Só existe um profissional da medicina que fala “com” os animais e o nome dele é Doutor Dolittle. Esse personagem nasceu da imaginação do escritor britânico Hugh Lofting e foi o protagonista de uma série de livros infantis lançados a partir de 1920, como A História do Doutor Dolittle. Ele é um médico que evita pacientes humanos em favor dos animais, com quem consegue se comunicar, usando suas próprias linguagens. Mais tarde, Dolittle se tornaria um naturalista e lançaria mão de suas habilidades de falar com os bichos pra entender melhor a natureza e a história do mundo.

Há mais de 50 anos, houve uma adaptação para o cinema do universo criado por Lofting e que se tornaria clássica. O Fabuloso Doutor Dolittle, com Rex Harrison no papel desse poliglota das línguas da fauna, foi um musical de época dirigido por Richard Fleischer. Pouco depois, seria lançada uma versão animada visando o público infantil. Essa série foi produzida pelo mesmo estúdio dos desenhos da Pantera Cor-de-Rosa.

Já no fim dos anos 90, Eddie Murphy estrelaria uma nova adaptação live action. Essa comédia família se passava nos dias atuais. Murphy teve a chance de explorar todo seu histrionismo. Isso porque sua versão do personagem não sabia se considerava um dom ou uma maldição, sua capacidade de falar com os animais.

E, agora, cem anos depois do lançamento do primeiro livro de Dolittle, chega uma nova adaptação situada no século 19. Ela é estrelada e produzida por Robert Downey Jr. Só que a rainha Victoria, encarnada por Jessie Buckley, está sendo vítima de um complô. Existe gente muito próxima interessada em matá-la. Se ela morrer, Dolittle vai perder esse paraíso da natureza onde vive com os animais. E a bicharada vai ser despejada com ele, bem na temporada de caça.

Dolittle, um médico que evita pacientes humanos em favor dos animais

Dolittle é chamado à aventura e embarca numa jornada pra descobrir o ingrediente secreto que pode salvar a vida da rainha. Em sua companhia viajam o aprendiz Tommy Stubbins, personagem de Harry Collett. Além de um grupo de fiéis animais formado por uma fêmea de papagaio, um urso polar, um gorila e mais uma divertida fauna com quem o médico é capaz de se entender às mil maravilhas.

Essa viagem tem um caráter muito pessoal pra Dolittle. Ele vai continuar as explorações iniciadas pela mulher que tanto amou e que foram interrompidas por sua morte em um naufrágio. Dolittle encontrará inimigos pelo caminho, como o pirata rei Rassouli, interpretado por Antonio Banderas e o invejoso Doutor Blair Mudfly, vivido por Michael Sheen.

E o que ajudou a dar personalidade aos animais do filme foi o elenco estelar escalado pra dublar esses personagens. Gente como Tom Holland, Rami Malek, John Cena, Kumail Nanjiani, Octavia Spencer, Ralph Fiennes e Emma Thompson.
A direção de Dolittle, uma produção estimada em mais de 175 milhões de dólares, coube a Stephen Gaghan. Ele é conhecido pelo thriller dramático Syriana - A Indústria do Petróleo, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Ou seja, Dolittle foi o primeiro projeto dessa envergadura encarado por Stephen. Uma fantasia cheia de efeitos especiais, locações exóticas e um elenco digno de um épico histórico.

É, as pessoas às vezes se esquecem que Robert Downey Jr. não é só Tony Stark, um gênio, bilionário, playboy, filantropo. Ele também já foi indicado ao Oscar por seu desempenho como Chaplin, costuma dar as caras como Sherlock Holmes e já avisou que gostaria de voltar com uma continuação de Dolittle.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado