É hoje

O que a Globo espera do último debate entre Bolsonaro e Lula

Emissora se organizou para debate virar o programa do ano


Lula e Bolsonaro no debate da Globo
Globo espera muito do debate entre Lula e Bolsonaro - Foto: Montagem

A Globo montou uma estratégia de guerra para o último embate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O debate na emissora, previsto para às 21h30 desta sexta-feira (28) marcará o derradeiro encontro dos adversários antes das eleições do próximo domingo (30). Com mediação de William Bonner, a emissora espera altos índices de audiência, mas também muita confusão entre os presidenciáveis.

Após um primeiro turno marcado por memes e críticas pela duração, a Globo fez ajustes para o encontro do segundo turno. A primeira mudança é o horário. Diferente do outro debate, dessa vez o programa começa às 21h30, uma hora mais cedo, e até obrigou o canal a mudar a programação e achatar o capítulo de Travessia, coisa que costuma acontecer apenas em dias de futebol.

Assim como no primeiro turno, GloboNews, Globoplay e G1 também exibirão o embate entre os presidenciáveis.

Em termos de Ibope, a expectativa é alta. Segundo apurou o NaTelinha, a mudança de horário reflete não apenas as reclamações, mas também na possibilidade do aumento de audiência. No primeiro turno, o debate marcou 24,7 pontos de média na Grande SP, melhor desempenho da atração desde 2006, mesmo terminando quase 2h da manhã. Agora, com o aumento da polarização entre os adversários, o canal acredita que, indo ao ar mais cedo, os números serão ainda melhores.

Não será possível comparar os índices de audiência recentes porque em 2018 não houve debate. O encontro foi cancelado depois que Jair Bolsonaro anunciou que não poderia comparecer, após o candidato ter levado uma facada durante a campanha pela eleição.

Como será o debate na Globo

Segundo as regras divulgadas pela Globo, com as quais as assessorias dos candidatos concordaram, o debate será dividido em quatro blocos, totalizando 1h30 de duração. Isso significa dizer que o programa terminará bem antes do primeiro turno, por volta das 23h.

O primeiro bloco terá 30 minutos e cada candidato receberá 15 minutos para usar nas perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Este bloco será de tema livre. Os candidatos terão banco de tempo e precisarão administrá-lo. Já o segundo bloco terá 20 minutos de duração, que será dividido em duas rodadas de 10 minutos cada. Neste, cada candidato terá 5 minutos de fala em cada rodada para discorrer sobre temas definidos pelo jornalismo da emissora.

No terceiro bloco, Lula e Bolsonaro voltam a ter 30 minutos para falar livremente, sem tema pré-determinado. As regras deste bloco são as mesmas do primeiro. Por fim, o quarto bloco é o menor, com 10 minutos de duração. Cada candidato terá 5 minutos para falar sobre um tema específico. Antes do encerramento do debate, os presidenciáveis terão 1 minuto e 30 segundos, cada um, para as considerações finais.

Para evitar maiores problemas, a direção do canal tomou uma decisão radical. Embora os candidatos possam se movimentar livremente pelo estúdio, está proibido que um toque no outro durante o programa.

Debate na Globo

Quando: Sexta-feira, 28 de outubro

Horário: 21h30

Quem vai: Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Quem comanda: William Bonner

Onde ver: Globo, G1, Globoplay e GloboNews

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado