Números altos

Casimiro bomba na Copa, mas está longe de incomodar a Globo

Canal não consegue atingir 5% do público da emissora carioca


Casimiro em transmissão da Copa
Casimiro bomba na audiência, mas não incomoda a Globo - Foto: Reprodução/YouTube
Por Daniel César

Publicado em 06/12/2022 às 04:00,
atualizado em 06/12/2022 às 10:52

Casimiro segue quebrando recordes com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2022 em seu canal no YouTube. Nesta segunda-feira (05), com a vitória da seleção brasileira contra a Coreia do Sul, pelas oitavas-de-final, a exibição no canal do Cazé voltou a atingir marca superior a 5 milhões de aparelhos simultâneos, recorde absoluto da plataforma. Mesmo com números tão altos, não faz sentido comparar o desempenho com os resultados conquistados pela Globo ao exibir as partidas da competição internacional.

Para muita gente, Casimiro tem 'infernizado' a emissora carioca com seus números altos, mas além disso não ser verdade, a comparação não é justa. O cotejo que levou o Brasil para as quartas-de-final foi visto por quase 4 milhões de pessoas apenas na Grande São Paulo, em média, ou seja, se aproximou dos números de Casimiro no país (e até no mundo) todo.

Como o NaTelinha havia mostrado, a vitória da seleção de Tite contra a Sérvia, na estreia da Copa, impactou 120 milhões de brasileiros e esta deveria ser a comparação matemática com o canal no YouTube. Cazé naquela ocasião chegou a pouco mais de 3 milhões, mas os números cresceram nas partidas seguintes e chegou por mais de uma vez a 5 milhões. Porém, não se trata da média e sim do pico de aparelhos simultâneos sintonizados no canal.

O cálculo parece complexo e, de fato, é. Isso porque a medição do Ibope é diferente da feito pelo YouTube, que traz números reais, enquanto a Kantar faz conta ponderada com base em seu sistema, o chamado peoplemeter. Se fosse tentar levar os dados de Casemiro para os do Ibope, seria possível dizer que a vitória da seleção teria atingido pico de 19,7 pontos, se fosse considerar apenas os aparelhos sintonizados, mas a conta pode não ser justa.

Segundo a empresa, em média há 3 pessoas numa residência assistindo TV. Um ponto no Ibope equivale a 258.821 televisores ou 713.821 pessoas. O YouTube não faz esse tipo de levantamento e é impossível saber quantas pessoas assistiam com um único aparelho. Ao se considerar que a maioria assiste canais na plataforma de forma isolada, ou seja, uma pessoa por aparelho, a transmissão de Casimiro teria pico de 7,1 pontos, bem menos.

Mesmo nos dados mais otimistas, o pico foi de 20 pontos, menos que a metade da Globo, que ficou com 53. Também é impossível saber, já que a internet funciona como segunda tela, o total de usuários que acompanharam a partida tanto na TV aberta quanto pelo YouTube.

Em estatística, uma máxima é de que dados coletados por critérios diferentes não são comparáveis. Isso significa dizer que o exercício de tentar comparar a audiência de Casimiro com o da Globo é apenas entretenimento e não serve de base científica. Além disso, ela se torna injusta pelo alcance da TV aberta que, segundo a própria Kantar, está no lar de 200 milhões de pessoas, enquanto a internet chega a pouco mais da metade disso.

O sucesso de Casimiro não influenciou a audiência da Globo, que segue com dados próximos ao que a emissora marcou em 2018. Mesmo assim, o canal faz sucesso, conseguindo ser mais assistido na hora do jogo do Brasil que canais tradicionais de TV aberta e disputando a preferência do espectador com a TV fechada, no caso o SporTV.

A Globo reina absoluta e Cazé não tem como competir com a TV aberta, mas o influenciador vem fazer história com seus números.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado