Lembrança indigesta

Por onde anda Zinédine Zidane, craque da França e carrasco do Brasil em 1998 e 2006?

Zidane pode assumir a seleção francesa em 2023


Zidane na seleção da França
Zinédine Zidane parou de jogar em 2006 - Foto: Divulgação

Como esquecer o meia camisa 10 "carequinha" e que foi um dos responsáveis pelo vice-campeonato Mundial do Brasil na Copa de 1998? Há 24 anos, os comandados de Zagallo perdiam por 3 a 0 (com dois dele) para a seleção da casa e adiavam o sonho do penta para 2002. Em 2006, o mesmo jogador, Zinédine Zidane, aterrorizava na Copa do Mundo e comandou aquela vitória por 1 a 0 nas quartas de final.

Zidane parou de jogar justamente naquela Copa do Mundo. Sua última partida como profissional ocorreu na final com a perda do título para a Itália. Na ocasião, foi expulso por dar uma cabeçada em um zagueiro adversário depois dele ter xingado sua irmã.

Desde então, o francês filho de argelinos se dedicou a ser um técnico de ponta e começou sua nova carreira em 2013, como auxiliar do Real Madrid, time em que foi ídolo como atleta entre 2001 e 2006. Foi nos merengues que também teve seu último contrato profissional como jogador.

Zidane como técnico

Por onde anda Zinédine Zidane, craque da França e carrasco do Brasil em 1998 e 2006?

Depois de começar como auxiliar no Real Madrid, Zidane também foi técnico do time B da equipe espanhola. Em janeiro de 2016, assumiu como treinador principal depois da demissão do espanhol Rafa Benítez.

Por lá, Zidane fez ainda mais história e foi o único que ganhou a Liga dos Campeões da Europa como jogador (2002), auxiliar (2014) e também treinador (2017). Na Espanha, conquistou ainda a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes da Fifa em cima do Grêmio. Suas duas passagens somaram dois Mundiais, duas Supercopas da UEFA e também dois Espanhóis, além de duas Supercopas da Espanha.

Zidane conseguiu erguer o troféu mais valioso da Europa (Liga dos Campeões) por três vezes consecutivas e anunciou numa coletiva surpresa que deixaria o clube. O francês voltou para a temporada 2019-2020 e depois de um ano marcado pela ausência de troféus, levou o clube de volta aos títulos com um Campeonato Espanhol.

A nova empreitada de Zidane e sua vida pessoal

Por onde anda Zinédine Zidane, craque da França e carrasco do Brasil em 1998 e 2006?

Parado desde junho de 2021, Zidane pode ser técnico da seleção francesa em 2023. De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, ele já teria firmado um acordo para o posto que será desocupado por Didier Deschamps ao final da Copa do Mundo.

Na vida pessoal, Zidane é casado com Véronique Zidane desde 1994. Ele também tem quatro filhos: Luca, Enzo, Théo e Elyaz, que são jogadores de futebol e decidiram seguir os passos do pai. Todos atuam nas categorias de base do Real Madrid.

A esposa do técnico é espanhola e eles se conheceram em 1989 numa discoteca. Eles já são avós da pequena Sia, filha de Enzo, o primogênito de 20 anos. Sia nasceu em maio deste ano.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado