Nova pesquisa

Ipec: Jornal Nacional mostra Lula na liderança para presidente

Dados mostram que ex-presidente pode vencer no primeiro turno

Lula lidera pesquisa Ipec das Eleições 2022, diz Jornal Nacional
Por Daniel César

Publicado em 15/08/2022 às 21:17:00,
atualizado em 15/08/2022 às 21:17:16

"O ex-presidente Lula, do PT, lidera a disputa, seguida pelo presidente Jair Bolsonaro, do PL.", iniciou assim a divulgação da pesquisa Ipec, feita pelo Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (15). Divulgada por William Bonner e Renata Vasconcellos, o levantamento apresentou os dados de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer as Eleições 2022 no primeiro turno. Isso só não acontece se seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) crescer durante o início da campanha eleitoral, que começa na próxima terça-feira (16).

Segundo os dados divulgados pelo instituto de pesquisa no JN, conforme o NaTelinha já havia anunciado com exclusividade, o petista tem 44%, enquanto seu principal adversário aparece com 32%. Bem atrás, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e Simone Tebet (MDB) está com apenas 2%. Lula tem 51% dos votos válidos, que é quando se elimina a votação de brancos e nulos e é preciso 50% mais um neste cenário para que um candidato seja eleito ainda no primeiro turno.

O levantamento divulgado pelo Jornal Nacional foi a última antes do início da campanha eleitoral e a primeira após a liberação do aumento do Auxílio Brasil, última tacada de Bolsonaro para tentar virar o jogo contra Lula. Os números também foram mostrados pela GloboNews, que ocupou praticamente toda a faixa nobre para mostrar os resultados dentro da Central das Eleições. Mais cedo, Natuza Nery havia comandado os comentários a respeito dos dados de seis estados, também encomendados pela Globo para o Ipec.

VEJA TAMBÉM

Datafolha X Ipec

Os números da Ipec vão repercutir ao longo da semana em toda a programa de TV, não apenas da Globo, já que outros canais começaram a apresentar os resultados em sua programação e ainda devem intensificar a partir de terça-feira. Os dados, no entanto, serão comparáveis a de outro resultado que será exibido, também pela emissora carioca, ainda nesta semana: o Datafolha.

O Instituto divulgará seus dados para os estados e também para presidente na próxima quinta-feira (18). O levantamento será exibido dentro do Jornal Nacional, exatamente como aconteceu com o Ipec. O mais recente resultado mostrou que Lula também está com tendência de vencer no primeiro turno.



Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS