Vem aí

IPEC: Globo divulga resultado da pesquisa mais importante até agora; saiba quando

A emissora mostrará o levantamento no Jornal Nacional


William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional
Jornal Nacional vai mostrar detalhes da pesquisa IPEC - Foto: Reprodução/Globo

A Globo encomendou a primeira pesquisa IPEC para presidente nas Eleições 2022. A emissora divulgará os resultados do levantamento nesta segunda-feira (15) e a expectativa é alta nos bastidores da política para verificar como anda a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A emissora encomendou levantamento presidencial e para o governo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Os resultados para governadores serão divulgados dentro do Praça 2, o jornal que vai ao ar logo após o capítulo de Além da Ilusão.

Todos os olhos, no entanto, estão voltados para o levantamento da corrida eleitoral para presidente. Em contato com o NaTelinha, a Globo confirmou que a divulgação dos números acontecerá dentro do Jornal Nacional.

A pesquisa IPEC é tida como a segunda mais confiável do país, atrás apenas da Datafolha. Embora o instituto seja jovem e esteja em sua primeira eleição, a empresa é formada por ex-funcionários do Ibope e, por isso, com tamanho grau de confiança. A presidencial custou pouco mais de R$ 230 mil para a emissora e entrevista, desde a última segunda-feira (08), 2000 pessoas.

Pesquisa IPEC é importante

imagem-texto

O levantamento da IPEC vem sendo tratado como o mais importante até agora nas Eleições 2022. Isso porque marca é o último resultado antes da campanha começar de fato. Segundo o TSE, os candidatos só podem pedir voto a partir da próxima terça-feira (16).

Embora o mais recente Datafolha tenha mostrado Lula liderando com folga, aparecendo com 47% contra 29% de Bolsonaro, institutos menores vem mostrando queda na diferença desde que o governo liberou o aumento do Auxílio Brasil e o IPEC pode mostrar se houve mesmo essa migração.

Restando menos de 50 dias para as eleições, os resultados da pesquisas acontecem exatamente uma semana antes de outro momento marcante: as sabatinas do Jornal Nacional que vão reunir, além de Bolsonaro e Lula, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). As entrevistas com os candidatos no jornalístico costumam render alta audiência e são vistos por mais de 30 milhões de brasileiros.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado