Publicado em 04/08/2022 às 07:00:00
A TV Aparecida bateu o martelo em relação à realização de seu debate entre os candidatos a presidente em meio aos rumores de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) podem não aparecer em nenhum ou em parte dos encontros televisivos. A emissora ligada à igreja católica confirmou que fará o programa normalmente em formato de pool com outros canais religiosos.
Em contato com a assessoria do canal, o NaTelinha confirmou que o debate entre os candidatos a presidente acontece no dia 13 de setembro, com previsão de início para às 21h. O encontro acontecerá em regime de pool com diversas emissoras católicas, que transmitirão para suas regiões. Este é o terceiro pool anunciado para tentar juntar os presidenciáveis. O primeiro é da Band, com a TV Cultura, além do UOL e da Folha e que acontece dia 29 de agosto. O segundo junta CNN Brasil, SBT, além da Veja e Terra, previsto para 24 de setembro e que contará com a mediação de Carlos Nascimento.
Mesmo confirmando o evento, o canal católico não soube dizer se Lula e Bolsonaro estarão presentes. "A equipe responsável pela produção do debate ainda está realizando reuniões com as assessorias dos candidatos para definir a ordem das participações", diz a assessoria de imprensa. A aposta nos bastidores, no entanto, é que dificilmente os dois deixariam de comparecer a um evento organizado pela TV Aparecida.
Embora menor que outros canais da TV aberta, o NaTelinha apurou que as campanhas dos presidenciáveis consideram estratégico marcar presença neste debate em especial por lidar com um público católico e a religião ganhou protagonismo na política nos últimos anos, após Bolsonaro ser eleito com apoio massivo dos evangélicos, mesmo ele próprio sendo católico. O debate promovido pela emissora é de responsabilidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), principal organização da Igreja Católica e que tem grande poder de influência dentro da política.
VEJA TAMBÉM
Mesmo organizando um debate em formato de pool, que não é comum entre os principais canais do Brasil, isso não é uma surpresa para a TV Aparecida. A emissora já fez embates entre os presidenciáveis em regime de parceria com vários canais católicos em 2014 e 2018.
O pool, aliás, é um pedido feito pela equipe de Lula às emissoras por considerar que é impossível comparecer a tantos debates numa campanha de tiro curto com apenas 45 dias, como acontece desde 2018. Enquanto outros canais se ajustam, outros ainda tentam garantir a presença o encontro, como a Jovem Pan. Já a Globo garantiu que manterá seu programa sem parceria com concorrentes e mesmo que não haja a presença do petista e de Bolsonaro.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Em Brasília
Presidente eleito
No Domingão
Na posse
Ao vivo
Vazou
Um minuto de silêncio
Em extâse
Falou brincando
Neste domingo
Posse
No Twitter
Exclusivo
Vem aí
Emocionado
Exclusivo
Festança!
Desistência
Nova treta
Chumbo trocado