Ficha Técnica
  • Meio: Rede de televisão comercial aberta
  • Fundação: 13 de maio de 1967 por João Jorge Saad
  • Proprietário: Johnny Saad e Ricardo Saad
  • Ligação: Grupo Bandeirantes de Comunicação
  • Presidente: João Carlos Saad
  • Pincipais diretores: Antonio Zimmerle, Fernando Mitre, Marcello D’Angelo, Cris Moreira
  • Sede: São Paulo (SP)
  • Página oficial: band.uol.com.br
  • Situação: No ar

A Band ou Rede Bandeirantes foi fundada em 13 de maio de 1967 por João Jorge Saad, então proprietário da Rádio Bandeirantes que, ainda na década de 1950, havia conseguido uma concessão para um canal de televisão durante a gestão do presidente Getúlio Vargas. A estreia, em meio à ditadura militar, teve a presença do então presidente Costa e Silva e show dos cantores Agostinho dos Santos e Cláudia.

Desde o início, a Band apostou em esportes, o que se tornaria marca do canal nas décadas seguintes. Logo na inauguração, também foi apresentada a primeira novela, uma adaptação de Os Miseráveis (1967), escrita por Walther Negrão e Chico de Assis. Também houve investimentos em humorísticos, infantis e programas de variedades.

Em 1970, a emissora exibiu a Copa do Mundo, primeira competição transmitida ao vivo no Brasil. Em 1974, estreou um dos programas mais longevos da TV no Brasil, o Clube do Bolinha, apresentado por Édson Cury, que ficou no ar até 1994. Na dramaturgia, o maior sucesso foi Os Imigrantes (1981), de Benedito Ruy Barbosa.

Importantes nomes passaram pela programação, como Hebe Camargo, que teve um programa entre 1979 e 1986, antes de migrar para o SBT. Em 1983, estreou o Show do Esporte, concebido pelo veterano locutor Luciano do Valle, e no ar até hoje. Também destacaram-se Marília Gabriela, Carlos Alberto de Nóbrega e Moacyr Franco, outros que assinariam com o canal de Silvio Santos nos anos seguintes.

A partir da década de 1990, foram contratados nomes como José Luiz Datena, que ajudou a popularizar os programas policiais exibidos nas tardes. Gilberto Barros e Márcia Goldschmidt também alcançaram bons números de audiência. Nos anos 2000, o missionário R. R. Soares passou a comprar parte da programação da emissora para a Igreja Internacional da Graça de Deus.

A emissora seguiu tendo o esporte como carro-chefe de sua programação. Mais recentemente, contratou nomes como Cátia Fonseca, Zeca Camargo e Faustão. Este último saiu dos domingos para ter um programa diário, em horário nobre. Ele já havia passado pela emissora, entre 1986 e 1988, com o extinto Perdidos na Noite, antes de passar mais de 30 anos na Globo.

Últimas Notícias