Sem dinheiro

Acusada de disseminar fake news, Jovem Pan é desmonetizada pelo YouTube

Plataforma de vídeos resolveu desmonetizar veículo de comunicação por conteúdos inadequados


âncora em bancada do Pingo nos Ís
Jovem Pan é punida pelo YouTube por disseminar fake news - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 23/11/2022 às 18:21,
atualizado em 23/11/2022 às 18:21

Nesta terça-feira (23), o YouTube resolveu desmonetizar o canal da Jovem Pan na rede social. A partir de agora o perfil do veículo de comunicação não poderá ganhar dinheiro com os conteúdos postados na plataforma. A decisão foi tomada pelo próprio site, sem solicitação do judiciário brasileiro, a partir de uma análise minunciosa dos vídeos compartilhados no canal. Segundo o YouTube, o programa Pingos no Is cometeu um desserviço ao informar fake news.

"Incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras", afirmou o YouTube ao O Globo.

Apesar da resolução da plataforma de vídeos não ter nada a ver com o decisão judicial, a Jovem Pan também está sendo investigada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pelas eleições brasileiras, pelo suposto tratamento privilegiado que a emissora deu a Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha nos dois turnos.

A denúncia foi feita pela coligação do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito democraticamente com 50,90% dos votos.

Dono da Jovem Pan, Tutinha também é investigado

imagem-texto

Pela suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação, o dono da Jovem Pan, o Tutinha, também é investigado. Em sua defesa, o empresário alega que o veículo pratica o que chama de "jornalismo de opinião" e "debate sobre os fatos", além do grupo ter "opção editorial lícita e desejável para que a imprensa continue a ter relevância". Dentre tantas acusações contra a emissora, o PT denunciou fake news veiculadas no canal, campanha difamatória contra Lula, ataque a conduta de ministros do STF e do TSE, entre outras questões.

NaTelinha no Google News

Acompanhe as exclusivas da televisão, resumos das novelas, as bombas dos famosos, realitys e muito mais na palma da mão.

Siga-nos
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado