Exclusivo

Band atropela SBT e compra o Cariocão 2023

Emissora é a nova casa da competição estadual em 2023


Gabigol, jogador do Flamengo, que estará no Campeonato Carioca
Band exibirá o Cariocão por três anos - Foto: Reprodução
Por Daniel César, com Sandro Nascimento

Publicado em 20/12/2022 às 19:13,
atualizado em 21/12/2022 às 00:11

A Band fechou acordo com a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e será a detentora exclusiva para a TV aberta do Campeonato Carioca por três anos. A emissora se tornou a nova casa do torneio após 2 anos de exibição pela Record - temporada 2021 e 2022 - . O SBT também estava interessado.

Segundo apurou o NaTelinha, a Band garantiu a exibição de 28 partidas da competição que conta com Flamengo, Fluminense, além de outros clubes menores. A emissora paulista deve exibir confrontos às quartas, quintas, sábados e domingos. Os jogos começam a partir de 12 de janeiro, com a partida entre Flamengo e Audax, em jogo antecipado em virtude da viagem que o rubronegro fará para a disputa do Mundial de Clubes, no mês de fevereiro. 

As outras duas equipes mais expressivas do estado, Vasco e Botafogo, não negociaram com a Band pois não aceitaram o montante de R$ 10 milhões para cada uma por suas partidas no Cariocão. Os times querem ser pagos pela mesma quantia oferecida ao Flamengo, que equivale a R$ 18 milhões.

Os torneios estaduais passaram a ser alvo de outros canais desde 2020, quando a Globo mostrou que não tinha mais interesse em exibi-los. A partir daí, travou-se uma intensa batalha pelos direitos de transmissão, como aconteceu em outras competições. A Record levou o Carioca de 2021 e 2022, assim como garantiu a exibição do Paulistão até 2025, no caso do Rio de Janeiro, ela fechou acordo por apenas duas temporadas.

Desde o início de outubro a Ferj vinha abrindo negociações com várias emissoras para a disputa do torneio. Além da Band, SBT e ESPN estavam na disputa, mas o canal dos Saad conseguiu garantir o contrato. Para a emissora de Silvio Santos foi mais uma derrota na área esportiva, já que ela perdeu para a Globo os direitos da Libertadores da América a partir do ano que vem.

O fechamento do contrato foi motivo de comemoração na Band e o contrato está sendo assinado nas próximas horas.  A emissora poderá exibir, inclusive, os clássicos do futebol brasileiro, com os quatro grandes do Rio. Enquanto o Flamengo conquistou tudo nos últimos anos, o Fluminense ficou entre os líderes do Brasileirão 2022, já o Vasco e o Botafogo esperam ressurgir com a  Sociedade Anônima do Futebol (SAF), legislação que estimula que clubes de futebol mudem de associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.

 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado