Recorde

Debate na Globo alcança quase 50 milhões de pessoas

Último encontro dos presidenciáveis aconteceu na quinta-feira, três dias antes do primeiro turno das eleições


Jair Bolsonaro e Lula em debate na Globo
Jair Bolsonaro e Lula em debate na Globo: encontro teve alcance de mais de 50 milhões de pessoas - Foto: Reprodução
Por Daniele Amorim, com Daniel César

Publicado em 30/09/2022 às 19:49,
atualizado em 30/09/2022 às 19:49

O último debate político de candidatos à presidência da República antes do primeiro turno alcançou 50 milhões de pessoas. Os dados foram obtidos pelo NaTelinha por fontes do mercado. Por conta desse número, na noite de quinta-feira (29), a Globo registrou a maior audiência de um debate de primeiro turno em 16 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando Lula (PT) posteriormente conseguiu a reeleição. 

Durante todo o debate da Globo, que aconteceu de 22h30 até 1h51 da manhã, a audiência do Painel Nacional de Televisão registrou 26 pontos com 58% de participação. Esse índice compreende os quinze mercados brasileiros que são aferidos pela Kantar IBOPE Media. Em comparação ao mesmo horário em dias regulares, o crescimento foi de 100%, já que diariamente a faixa atinge 13 pontos. 

Já o número de participação equivale a quantas pessoas viram o debate por pelo menos cinco minutos. Na principais praças de audiência, Rio de Janeiro e São Paulo, a audiência também dobrou. No estado fluminense, por exemplo, houve o registro de 29 pontos com 29 pontos e 59% de participação.  Já no território paulista, esse número chegou aos 25 pontos e 52% de participação.

O total alcançado foi de quase 50 milhões de pessoas, o que equivale a um praticamente terço do eleitorado, que é de mais de 150 milhões. Os números foram os maiores entre toda a campanha, superando a sabatina do Jornal Nacional e os debates da Band e do SBT.

Como foi o debate da Globo?

imagem-texto

No encontro político, os seguintes candidatos postulantes ao cargo estiveram presentes: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D' Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).  O encontro ficou marcado por diversos ataques entre eles, desrespeito às regras e também diversos memes na internet, em que o candidato do PTB foi o centro deles. 

Padre Kelmon por diversas vezes atacou Lula e quem tem viés ideológico de esquerda. O ex-presidente afirmou que Kelmon estava "travestido" de padre e que ele era um laranja no cenário do debate. Já a candidata Soraya  surpreendeu aos internautas, ao dizer que ele era, na realidade, um padre de festa junina.

O mediador do debate, William Bonner, também foi alvo de meme dos internautas. O jornalista perdeu a paciência principalmente com o próprio Padre Kelmon, já que ele repetidamente desrespeitava os outros candidatos e falava por cima. "O senhor instituiu uma nova regra ao debate", ironizou em uma das ocasiões.

Confira:

Bonner perdeu a paciência

"Você está fantasiado de padre, rapaz!"

Cala a boca, padre

Bonner e Gretchen

Padre de festa junina

Hello, Peter

Ninguém sobe!

Resumo do debate

Explicando o Twitter

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado