Chegou o dia

Quem vai e como será o debate da Globo

Emissora promove o último encontro entre os candidatos


Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet estarão no debate da Globo
Globo exibe o último encontro entre candidatos - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 29/09/2022 às 16:32,
atualizado em 29/09/2022 às 16:52

A Globo realiza nesta quinta-feira (29), o último debate entre candidatos a presidente. O encontro será mediado por William Bonner e estarão presentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

De acordo com nota da Globo, "foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum". A regra é diferente para as sabatinas, por isso nas entrevistas para o Jornal Nacional foram apenas quatro os convidados.

O evento será transmitido na Globo, logo após Pantanal, às 22h30, e também pela GloboNews e pelo G1. É a última oportunidade dos candidatos aparecerem na TV, já que o horário eleitoral termina também nesta quinta-feira. Será também apenas a segunda vez que todos os candidatos mais competitivos participam de um debate, já que no do SBT com a CNN Brasil, Lula não foi. Ele, porém, participou do embate na Band, que teve altos índices de audiência.

 

Como será o debate na Globo?

Quem vai e como será o debate da Globo

O debate da Globo está previsto para ser longo, já que são três horas de duração. O encontro entre os presidenciáveis tem previsão para terminar a 1h30 da madrugada. O programa terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Segundo nota enviada pela Globo à imprensa, cada participante terá 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá três minutos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

"As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um candidato de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado", diz trecho do documento.

A Globo no debate

Nos bastidores, a expectativa é de que o debate atinja mais de 30 milhões de pessoas. De acordo com a última pesquisa Quaest, 55% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir pelo menos uma parte do programa. Isso colocaria a atração com um Ibope de mais de 80 milhões de pessoas alcançadas. A tirar pelas sabatinas, cujo números foram superiores a isto, é possível que o interesse do eleitor esteja em alta.

Após o debate, a Globo coloca no ar o Jornal da Globo com Renata Lo Prete. A apresentadora estará diretamente do estúdio do debate conversando com os candidatos e ouvindo a opinião de comentaristas políticos sobre a performance de cada um. A Globo cancelou a exibição de Ilha de Ferro e do Conversa com Bial.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado