Pronunciamento

JN denuncia crime e Bonner critica Bolsonaro por ataque a eleição

Âncoras do Jornal Nacional relataram que as pesquisas de intenções de voto são desacreditadas pelo atual presidente da República


William Bonner durante condução do Jornal Nacional e Jair Bolsonaro
Bonner detonou Bolsonaro no JN - Foto: Montagem
Por Daniele Amorim

Publicado em 19/09/2022 às 22:26,
atualizado em 19/09/2022 às 22:26

Nesta segunda-feira (19), o Jornal Nacional se manifestou contra as falas do candidato Jair Bolsonaro (PL) em relação as pesquisas de intenções de voto. Logo após William Bonner e Renata Vasconcellos revelarem os números da nova apuração do IPEC sobre a eleição da Presidência da República, o jornalista disse que: "Levantar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral é uma afronta a democracia brasileira e deve ser denunciada"

Na nova pesquisa apurada pelo IPEC, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 47% das intenções de voto enquanto Bolsonaro está em segundo lugar com 37%. Em seguida, estão Ciro Gomes (PDT) com 7%,  Simone Tebet (MDB) com 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1%.

Porém, o Jornal Nacional também usou o espaço onde divulga os números para esclarecer que alguns vídeos do jornalísticos foram manipulados e viralizaram na bolha bolsonarista com o intuito de manipular os simpatizantes do presidente. Nesses registros, a fala e o rosto de Renata Vasconcellos foram modificados para noticiar que o candidato do PL estava na frente na corrida eleitoral. 

"Nessas eleições, a guerra travada na internet ganhou uma arma nova. O deep fake, que é uma tecnologia usada por uma inteligência artificial, entre outras coisas, permite adulterar o movimento dos lábios de alguém. Nas últimas semanas, o conteúdo do Jornal Nacional foi adulterado desta forma e compartilhado intensamente em redes sociais como o WhatsApp para desinformar os leitores, alguns dos mais compartilhados, possuem vídeo e áudio adulterados para afirmar que o candidato a reeleição Jair Bolsonaro estaria a frente da pesquisa de intenção de voto do IPEC, o que é falso. A pesquisa mostrou o oposto do video adulterado", explicou ela.

Desde 15 de agosto, as pesquisas do IPEC e DataFolha apresentadas aqui no JN mostraram o candidato do PT, Lula, como o que tem percentual maior de intenção de votos. Em todas elas, Bolsonaro apareceu em segundo lugar.

William Bonner

Jornal Nacional critica fala de Bolsonaro

imagem-texto

Em seguida, o programa da Globo relembrou que na mesma época em que vídeos falsos como esse são divulgados, o próprio candidato a reeleição revelou que não acredita em que pesquisas onde ele não aparece na frente. 

"A distribuição desses vídeos falsos coincidiu com declarações públicas do candidato Bolsonaro em que despreza as pesquisas eleitorais dos institutos IPEC e DataFolha e, afirma sem nenhuma base nos fatos, que qualquer resultado das urnas que não seja a vitória dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE. Levantar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral é uma afronta a democracia brasileira e deve ser denunciada", finalizou Bonner. 

Confira o vídeo completo:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado