Exclusivo

Bolsonaro no Jornal Nacional alcança 43 milhões de pessoas

Entrevista foi vista por metade dos televisores ligados no país


Bolsonaro, Bonner e Renata, no JN
Entrevista de Bolsonaro no JN rendeu recorde de dois anos para o programa - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 23/08/2022 às 15:05,
atualizado em 23/08/2022 às 15:32

A sabatina de Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional, exibida na última segunda-feira (22), alcançou 43,2 milhões de pessoas. A conversa entre o presidenciável com William Bonner e Renata Vasconcellos foi sintonizada por metade dos televisores ligados no Brasil, além de ter marcado a melhor audiência do JN desde 25 de março de 2020, início da quarentena por causa da Covid-19 no Brasil.

Segundo dados da Kantar Ibope no PNT (Painel Nacional de Televisão), que o NaTelinha teve acesso junto a fontes do mercado, os 40 minutos de sabatina de Bolsonaro atingiram 43,2 milhões de brasileiros. Isso significa dizer que, enquanto a entrevista estava no ar, todas essas pessoas sintonizaram o Jornal Nacional por pelo menos um minuto em todo o país. O número representa 20% do total da população brasileira e 27% do eleitorado apto para votar em outubro.

Os dados mostram ainda que o Jornal Nacional marcou 33 pontos de média no Painel e foi sintonizado por metade dos televisores ligados no horário. Enquanto o programa esteve no ar, 50% de quem via televisão assistia ao JN e a outra parte se dividia entre toda a programação da TV aberta, fechada, streaming, internet e jogos. A entrevista com Bolsonaro ajudou o jornalístico a aumentar 10 pontos em relação a média alcançada ao longo de 2022, um crescimento de 43%. Os números foram confirmados pela assessoria de comunicação da Globo.

O programa ainda teve maior impacto que a entrevista, alcançando 48,9 milhões de telespectadores enquanto esteve no ar. Se a sabatina durou 40 minutos, o JN ficou pouco mais de uma hora no ar, mas sendo apresentado por outros âncoras, já que Bonner e Renata permaneceram em estúdio diferente para falar com o candidato. A mesma dinâmica será seguida ao longo da semana.

Bolsonaro no Jornal Nacional bateu recorde

Bolsonaro no Jornal Nacional alcança 43 milhões de pessoas

Esses resultados já eram esperados no Brasil todo, principalmente após sair os consolidados da Grande São Paulo. Na principal capital do país, a entrevista já havia sido um dos programas mais vistos do ano e dado melhor resultado que em 2018. Naquela época, o Ibope divulgou que 35 milhões de pessoas haviam sido impactadas pelo papo, agora o aumento foi de 21%.

A título de comparação, quando participou do Flow Podcast, Bolsonaro foi assunto no país por ter batido recorde em uma live com contas simultâneas, quando atingiu 574 mil perfis ao mesmo tempo em determinado momento. A sabatina no Jornal Nacional conseguiu desempenho 73,7 vezes superior ao do canal no YouTube. A TV aberta, no entanto, alcança mais de 190 milhões de lares, segundos dados da Kantar Ibope, enquanto a internet faz parte do cotidiano de pouco mais da metade da população brasileira.

Bolsonaro no Jornal Nacional

Bolsonaro no Jornal Nacional alcança 43 milhões de pessoas

A presença de Bolsonaro no JN rendeu em audiência, mas também foi o assunto da noite. Entre polêmicas e respostas para questionamentos dos âncoras, o presidente teve momentos de embates, principalmente com Bonner. Em determinado momento, ele foi pressionado a responder se aceitaria o resultado das urnas, seja ele qual fosse e concordou em dizer.

"Vamos botar um ponto final nisso. Está resolvido! Vamos para outra pergunta, vamos para outro assunto"

Jair Bolsonaro

Nesta terça-feira (23), o Jornal Nacional continua as sabatinas com os presidenciáveis e entrevista Ciro Gomes (PDT). Na quinta-feira (25) é a vez de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na sexta-feira (26), Simone Tebet fecha o ciclo.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado