Ficha Técnica & Sinopse
  • Emissora: Globo
  • Estreia: 28/03/2022
  • Gênero: Drama
  • Classificação: 14 anos
  • Autor: Benedito Ruy Barbosa (original); Bruno Luperi (adaptação)
  • Direção: Rogério Gomes

Próxima novela das 21h na Globo, com estreia marcada para 28 de março de 2022, Pantanal é uma saga familiar que tem o amor como fio condutor e a natureza como protagonista. A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa para a Manchete e exibida com grande sucesso na Manchete. A nova versão é uma adaptação feita pelo neto do autor, Bruno Luperi, com direção artística de Rogério Gomes.

Na primeira fase da jornada, está a história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes na juventude, Marcos Palmeira na maturidade). A vida como peão de comitiva os levou para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem.

Em uma viagem ao Rio de Janeiro, José Leôncio se apaixona e casa com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). Os dois se mudam para o Pantanal onde nasce Jove (Jesuíta Barbosa). Insatisfeita com a vida no local, a carioca foge levando o bebê. O menino cresce longe das vistas do pai, que se viu incapaz de brigar pela guarda do filho.  

Duas décadas se passam marcando a mudança de fase na novela. Jove descobre que seu pai está vivo e vai à sua procura. No cenário pantaneiro, vai conhecer Juma Marruá (Alanis Guillen), filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), uma mulher forte, que aprendeu com a mãe a se defender do "bicho homem", a espécie mais perigosa que pode vir a rondar a tapera onde mora.

Pantanal é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.