Antenado

GloboNews muda, melhora e equilibra forças com a CNN no segundo turno

Como os canais cobriram as eleições 2020 nesse domingo (29)


César Tralli e Nilson Klava sorrindo no estúdio da GloboNews
César Tralli e Nilson Klava se destacaram na GloboNews - Foto: Reprodução/Twitter/Nilson Klava

Lembro que, no texto da avaliação do primeiro turno das eleições municipais na TV, a principal crítica - e não só minha - foi à GloboNews. Normalmente sempre exemplar quando faz coberturas ao vivo, daquela vez foi sem ritmo, com muitos comentaristas e em alguns momentos, dando sono. Muito pelo estilo do âncora, Heraldo Pereira, que é muito bom no Jornal das 10, mas não combina com uma cobertura de longo tempo ao vivo.

No segundo turno nesse domingo (29), parece que a GloboNews atendeu aos anseios do público - e desta nobre coluna antenada - e mudou. Não foi pouco. O primeiro ponto foi a entrada de César Tralli, que parece cada vez ganhar mais espaço no canal de notícias da Globo. Nada contra Heraldo, mas Tralli foi muito bem no que se precisa para uma cobertura do gênero: distribuindo os comentários, dinamizando as informações e dando prioridade mais as informações do que análise.

O que também ajudou foi uma ideia que já deveria ter sido feita no dia 15 de novembro: houve uma divisão de horário entre os comentaristas. Na primeira hora, apenas Andréia Sadi, Natuza Nery e Julia Duailibi fizeram os comentários, com Nilson Klava dando os resultados. Depois, por volta das 21h, entraram Flávia Oliveira, Fernando Gabeira, Gerson Camarotti e Merval Pereira. Ou seja, ficou tudo menos inchado e mais dinâmico para o telespectador entender.

Vale também citar o bom trabalho feito pelo jovem Nilson Klava. Tocando o telão de resultados, o jornalista foi sempre muito claro ao explicar os resultados e fez uma boa tabelinha com César Tralli. 2022 está longe, mas se pudesse apostar em algo, seria no maior espaço que Klava certamente vai ganhar nos próximos anos na Globo, até pela sua idade e por sua competência clara.

CNN Brasil mantém ótimo padrão

GloboNews muda, melhora e equilibra forças com a CNN no segundo turno

Na CNN Brasil, o padrão do primeiro turno foi mantido, o que mostra que a emissora entendeu quem são suas estrelas. Márcio Gomes e Daniela Lima fizeram uma dupla fenomenal novamente, com Glória Vanique sendo uma ótima coadjuvante. O time da análise foi muito bem novamente. O saldo para o novo canal de notícias é extremamente positivo visando 2022. Se mantiverem essa pegada, farão ainda mais barulho na eleição presidencial.

Na Band News, novamente um bom trabalho da enxuta equipe. Um ponto positivo são os debates, equilibrados e interessantes. Na Record News, uma cobertura digna, dentro dos seus padrões. Começando as 7 da manhã, finalizando com Kelly Godoy, Gustavo Toledo e Heródoto Barbeiro dando os numeros finais a partir das 17h - e ter Heródoto é sempre bom. No fim, é aquilo: no quesito canais de notícia, estamos bem servidos.

Na TV aberta, a continuidade do primeiro turno. Renata Lo Prete, novamente, como o grande nome pelo seu preparo. Band, fora da Globo, a que se destaca pela sua amplitude. As outras, com exceção do SBT, fizeram um trabalho correto. Agora, é esperar daqui a dois anos para ser como tudo será.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado