Caminhos do Coração

Como os "Mutantes", que voltam nesta segunda, são fenômenos até os dias de hoje


Pôster de Caminhos do Coração
Fotos: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (18), a Record começará a reprisar a novela "Caminhos do Coração", a primeira fase da chamada trilogia dos "Mutantes", que fez muito sucesso na emissora paulista entre os anos de 2007 e 2009.

A reexibição veio de surpresa. Estava nos planos do canal resgatar os seus mutantes, mas não exatamente agora. Ela foi anunciada na última quinta (14), depois da Record desistir de "Vitória", novela com forte abordagem sobre crimes de ódio. O massacre de Suzano fez seus diretores tomarem essa decisão.

Nos últimos anos, a novela de Tiago Santiago virou piada nas redes sociais por algumas de suas cenas, principalmente na segunda temporada, quando a qualidade da história e principalmente dos efeitos caiu bastante.

Mas quando foi ao ar, principalmente no sua primeira fase, que será reexibida agora, a audiência foi alta e a ousadia, até certo ponto, da novela, bastante elogiada. A média de audiência geral de "Caminhos do Coração" foi de 15 pontos na Grande São Paulo.

Como os \"Mutantes\", que voltam nesta segunda, são fenômenos até os dias de hoje

No último capítulo, conquistou 23 de Ibope, uma das maiores audiências da Record com dramaturgia, no dia 2 de junho de 2008, prejudicando a estreia de "A Favorita", que marcou apenas 35 pontos na Globo. No dia seguinte, a estreia da segunda fase conquistou 24 pontos e deu o melhor início de novela da história da emissora até hoje.

A grande vitória de "Caminhos" aconteceu antes disso. No dia 6 de fevereiro, a trama venceu o jogo Corinthians x Barueri, pelo Campeonato Paulista. Foram 22 pontos a 20. No pico, chegou a 27 pontos contra 15 da partida. Foi a primeira vez que um capítulo de uma novela da Record ganhou de ponta a ponta da Globo.

Novas gerações questionam um pouco o sucesso que foi "Os Mutantes" em sua exibição. O fato é que em 2007, a Record vivia o auge de seu projeto iniciado em 2004, que dizia estar a "caminho da liderança". A programação tinha um "hype" interessante na época, e os números crescentes de primeiro lugar impressionavam.

Como os \"Mutantes\", que voltam nesta segunda, são fenômenos até os dias de hoje

"Caminhos do Coração" fez parte dessa programação. Tudo o que a Record fazia era quase uma unanimidade e incomodava a Globo. A primeira temporada, até sua metade, não tinha tantos mutantes e contava com efeitos até bem aceitáveis para o período de produção.

Além disso, a novela ganhou uma legião de fãs até hoje. Há 12 anos, a produção em TV aberta de produções infantis e infanto-juvenis já estava escassa, e mesmo sendo exibida tardiamente, por volta das 22h, "Caminhos" chamou muito a atenção do público mais jovem, que já sentia falta de uma produção para chamar de sua.

Por fim, a má fase das produções da linha de shows da Globo em 2007 e 2008 também contribuíram para o sucesso de "Caminhos". O folhetim concorreu com programas totalmente esquecidos hoje em dia, como as séries "O Sistema", "Casos e Acasos", "Queridos Amigos" e "Dicas de Um Sedutor". Disputando audiência, mesmo que por alguns minutos com essas produções, a história de Tiago Santiago sempre conseguia liderar, mesmo que por minutos.

Como os \"Mutantes\", que voltam nesta segunda, são fenômenos até os dias de hoje

A fase da Record era outra, e investimentos em todas as mídias ocorriam, além da forte divulgação. A intenção era conquistar a liderança custasse o que custasse. Ela não veio, mas "Caminhos do Coração" foi a prova de que o canal conseguiu ser bem sucedido, até certo ponto.

A repercussão nos dias de hoje se deve, sem dúvidas, ao advento da internet. O perfil "Todo Dia Uma Cena de Mutantes" no Twitter, por exemplo, tem quase 100 mil seguidores e muito engajamento de pessoas que dão risada ou relembram cenas queridas do folhetim.

No YouTube, canais que abordam a novela lucram. O mais marcante até aqui é o do Diva Depressão, que analisou cenas bizarras da produção. O vídeo tem mais de 900 mil visualizações e é um dos mais vistos do canal, que tem mais de dois milhões de inscritos.

"Caminhos do Coração" volta ao ar nesta segunda, às 15h45, logo depois de "Bela, A Feia", na Record.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado