Exclusivo

José de Abreu processa Cássia Kis e explica motivo: "Agrediu centenas de colegas"

Ator lembra que tem uma filha trans e que a atriz terá que responder pelo crime


Cássia Kis e José de Abreu em foto
José de Abreu decidiu processar Cássia Kis - Foto: Reprodução/Globoplay

Cássia Kis terá de responder a mais três processos, todos movidos por um colega de profissão, o ator José de Abreu. O vilão de Mar do Sertão decidiu ir à Justiça contra a Cidália de Travessia depois das declarações que a atriz deu e que foram consideradas homofobia e transfobia. Em conversa com o NaTelinha, ele explica a motivação para ter acionado o Poder Judiciário contra uma parceira de Globo.

Questionado sobre o motivo de ter ingressado com ações contra Cássia, Abreu explicou sem pestanejar: "Em primeiro lugar me relaciono profissional, social e afetivamente com pessoas LGBTQIA+ há anos. Além disso tenho uma filha trans e o Brasil é o país que mais mata trans no mundo. Fiquei chocado com o que ela disse, me uni a algumas entidades de defesa de direitos para que ela pague pelo crime que cometeu".

Na conversa com a reportagem, José diz que a situação de Cássia não é simples nos bastidores da Globo. "Quanto ao clima na Globo obviamente é de espanto, ela agrediu centenas de colegas em todos os departamentos", diz.

O ator também aproveitou para fazer uma pequena pressão à emissora que trabalha há décadas: "Num momento em que a Globo criou uma Diretoria de Diversidade e ela vai de encontro a isso". A afirmação do ator se refere à mudança de estrutura do canal, ao anunciar, no final de outubro, o departamento de Diversidade, sob o comando de Samantha Almeida.

Sobre os bastidores de Travessia, escrito por Glória Perez, que também virou desafeta dele por conta do apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). o ator prefere não se meter. "Como trabalhamos em novelas diferentes, não sei muito bem o que ocorre lá e não me interessa muito." A autora e o ator tiveram uma forte briga, após Abreu lembrar que a novelista era eleitora do atual presidente, assim como Guilherme de Pádua, assassino da filha dela, Daniella Perez.

Mas sobre Cássia Kis, José de Abreu é enfático. 

"O fato é que ela cometeu um crime e tem que responder por ele."

Abreu é um apoiador convicto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chegou a se lançar como pré-candidato a deputado federal para as eleições 2022. Ele retirou a candidatura a pedido da família e voltou à Globo para trabalhar em Mar do Sertão.

Já com Cássia Kis, ele tem uma relação de longa data na Globo. Os dois trabalharam juntos em diversas novelas, inclusive nos últimos anos. Estiveram no mesmo set de filmagem em Segundo Sol (2018), A Regra do Jogo (2015) e O Rebu (2013), apenas na década passada.

Cássia Kis também reclama de colegas

imagem-texto

O processo de José de Abreu contra Cássia Kis acontece quase ao mesmo tempo em que a atriz decidiu ir ao compliance da Globo contra colegas. Como o NaTelinha mostrou com exclusividade, ela reuniu o que considera provas de que sofre discriminação política e religiosa por conta de suas crenças.

Além disso, Kis garantiu no documento que a reportagem teve acesso que está sofrendo assédio moral nos bastidores de Travessia. Para isso, ela alegou que é alvo de bullying por causa de piadinhas infames e apelidos capciosos. Nos corredores da novela, ela é chamada de Perpétua, numa referência à vilã e beata de Tieta (1989) e também de "esposa de Jair Bolsonaro", pelo apoio irrestrito ao presidente.

Logo Melhores do Ano 2023
Vote no Melhores do Ano NaTelinha 2023

Está aberta a votação para você eleger os programas e profissionais que mais se destacaram em 2023 na televisão e todas as telas, na 14ª edição do prêmio Melhores do Ano NaTelinha.

PARTICIPE
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado