No debate da Globo

Lula provoca Bolsonaro e cita Jovem Pan no debate: "Seu canal"

Candidato à presidência provocou rival durante debate acerca do tema respeito à Constituição


Jair Bolsonaro e Lula em debate na Globo
Jair Bolsonaro e Lula em debate na Globo - Foto: Reprodução
Por Daniel César, com Daniele Amorim

Publicado em 28/10/2022 às 22:48,
atualizado em 28/10/2022 às 22:53

O debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na Globo nesta sexta-feira (28) teve um momento que chamou a atenção dos espectadores. O petista não perdeu a chance de provocar o adversário e, de quebra, citar a Jovem Pan em tom jocoso ao acusá-la de pertencer ao atual presidente.

"Liberdade de expressão. A rádio Jovem Pan foi calada pelo ministro Alexandre de Moraes e o TSE", disse Bolsonaro ao ser interrompido por Lula, durante parte do segundo bloco do debate. "A Jovem Pan, por acaso, é aquele seu canal de televisão?", rebateu o candidato do PT.  A afirmação aconteceu justamente no dia em que o líder das pesquisas venceu o canal de notícias no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esta, no entanto, não foi a primeira citação a um canal de TV durante o debate. Mais cedo, Bolsonaro já havia dito que era perseguido pelo sistema, inclusive por canais, fazendo gestos dos estúdios Globo. Pouco depois, ele provocou o mediador do programa, o jornalista William Bonner ao dizer que Lula foi inocentado pelo âncora do Jornal Nacional.

Lula versus Jovem Pan

imagem-texto

A provocação de Lula a Jovem Pan se dá no pior estágio da relação do candidato com o canal. Após ter recusado convite para sabatina no primeiro turno, a campanha do petista foi para a guerra no segundo. O candidato entrou na Justiça e conseguiu vencer a Jovem Pan, que se viu obrigada a proibir xingamentos e ofensas contra ele, sob risco de pagamento de multa diária. A empresa alegou censura, mas acatou a decisão a ponto de afastar o jornalista Augusto Nunes.

Nesta sexta-feira a campanha de Lula conseguiu outra vitória. A Jovem Pan terá de conceder direito de resposta ao petista para dizer que ele foi inocentado na Lava Jato.

Tudo isso acontece depois da emissora ter sido acusada de beneficiar Bolsonaro durante toda a campanha. O canal levou diversos apoiadores do presidente aos seus programas e o NaTelinha chegou a mostrar que havia o risco dela ser punida e até tirada do ar.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado