Vai mudar?

Plenário do TSE vai decidir se Record foi injusta com Lula

Ministra negou liminar a Lula, mas caso será julgado pelo plenário


Lula em entrevista; ele foi ao TSE contra a Record
Lula quer mudar sabatina na Record e TSE vai decidir - Foto: Reprodução

A sabatina da Record está nas mãos dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorrer à corte por se considerar injustiçado na entrevista, a decisão será do plenário. O processo foi agendado para ter apreciação na próxima quinta-feira (15). Lula quer que a emissora seja obrigada a sortear a ordem dos entrevistados, sob a alegação do critério escolhido não garantir a isonomia.

Segundo o NaTelinha verificou no sistema do TSE, o processo já está agendado e receberá julgamento na próxima quinta-feira. Porém, Lula já sofreu uma derrota no Tribunal na última segunda-feira (12). A ministra Maria Claudia Bucchianeri negou pedido de liminar para suspender a sabatina até que o sorteio fosse realizado. A resposta aconteceu dias depois do petista ter ido à justiça por considerar a ordem das entrevistas injusta.

Com a ação, a equipe de Lula quer que o Tribunal determine a realização de sorteio prévio e imposição de multa em caso de descumprimento.

"Em que pese louvável a iniciativa adotada pela emissora, a escolha da ordem de realização das entrevistas deve, obrigatoriamente, adotar critério que proporcione e preze pela igualdade de oportunidades entre os candidatos e a candidata", argumenta trecho da representação, assinada pelos escritórios dos advogados Cristiano Zanin Martins, Eugênio Aragão e Angelo Ferraro.

Atualmente, o TSE conta com 7 ministros titulares e caberá a eles decidirem se a Record deve ou não realizar o sorteio. Se a decisão for pela mudança, Lula ganha a chance de ser sabatinado em uma data com audiência menor. Nos bastidores políticos, no entanto, a expectativa é de que os outros juízes concordem com a relatora do processo, que negou a liminar.

Lula X Record

imagem-texto

A Record confirmou que entrevistará os quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenções de votos na última semana de campanha, nos dias 23, 26, 27 e 28 de setembro. Lula foi escolhido para estrear o quadro, numa sexta-feira, já que é o líder nas pesquisas.

A emissora explicou que seguirá por ordem de colocação do levantamento Ipec, divulgado em 2 de setembro. Segundo o relatório, o petista vem em primeiro, seguido por Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

“A Record TV irá realizar nos dias 23, 26, 27 e 28 de setembro uma série de sabatinas com os quatro candidatos à Presidência da República mais bem colocados na pesquisa IPEC de 29 de agosto de 2022. A ordem das entrevistas é decrescente da pesquisa. No dia 23 de setembro, o primeiro entrevistado será o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT); na segunda-feira (26), será a vez de Jair Bolsonaro (PL); dia 27, Ciro Gomes (PDT); e fecha a série no dia 28, a candidata Simone Tebet (MDB)", diz trecho da nota.

Porém, a audiência do Jornal da Record, atração que dará espaço aos presidenciáveis, é menor às sextas-feiras, segundo dados da Kantar Ibope. Levantamento feito pela reportagem mostra que, nas últimas 4 segundas-feiras, a audiência do Jornal da Record foi de 8,1 pontos na Grande São Paulo, enquanto o mesmo comparativo para as sextas-feiras mostra 7,1 de média. Isso representa uma queda de 14%, o que representaria uma desvantagem em relação ao seu principal adversário, o presidente Bolsonaro.

Logo após a confirmação do programa, a assessoria de Lula, ao NaTelinha, explicou que não foi consultada sobre as regras. E deixou claro que não concordava com a postura da emissora, relatando que estavam avaliando se iriam participar do programa. Aliados analisaram que o ex-presidente estava sendo prejudicado pelas regras criadas pelo canal.

Datas das sabatinas da Record

imagem-texto

A campanha de Lula tem se questionado quais motivos fizeram a Record iniciar a sabatina numa sexta-feira. Em um primeiro momento, levantou-se a hipótese de ter algum envolvimento da Igreja Universal. Porém, outra teoria foi discutida dentro da equipe petista.

Se as entrevistas começassem no dia 26, uma segunda, seria inviável a participação de Tebet, pois no mesmo dia ocorre o debate da Globo. A sabatina da Record ocorrerá nos estúdios do canal em São Paulo e o encontro dos presidenciáveis da concorrência será feito no Rio de Janeiro. Porém, a equipe de Lula entende que seria muito mais fácil as sabatinas começarem no dia 19 deste mês. 

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado