Curiosidade

Copa do Mundo: Por que alguns jogadores usam máscara no jogo?

Equipamento semelhante à máscara do Zorro causou curiosidade em público


Jogador com máscara no rosto durante partida da Copa do Mundo
Copa do Mundo: Por que alguns jogadores usam máscara no jogo? - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 30/11/2022 às 20:11,
atualizado em 30/11/2022 às 20:11

A primeira fase da Copa do Mundo do Catar, que contou com três rodadas para a classificação para a próxima fase do campeonato, vem chegando ao fim com 16 seleções eliminadas até a próxima sexta-feira (2). Um show de gols fantásticos, torcidas apaixonadas e ânimos à flor da pele entre os jogadores marcaram a etapa inicial da disputa.

Mas uma imagem da primeira fase despertou a curiosidade de torcedores que acompanhavam as partidas pela televisão. Alguns craques entraram em campo com um acessório curioso no rosto. Por que alguns jogadores usaram máscara durante a partida?

A resposta é simples: O objeto composto por fibra de carbono e material emborrachado serve para proteger os atletas, que já tinham lesões no rosto, de possíveis novos traumas na região. Os médicos avaliam que o item ajuda a impedir que a lesão se agrave em caso de choque com outro jogador ou queda.

As máscaras são confeccionadas por uma impressora 3D exatamente de acordo com o rosto do craque que irá usá-la, encaixando perfeitamente na face. Em uma partida, Joško Gvardiol, o zagueiro da seleção da Croácia apareceu usando o acessório e chamou a atenção do público nas arquibancadas e quem assistia nas telas.

Outros jogadores da Copa do Mundo também usaram a máscara em jogo

Copa do Mundo: Por que alguns jogadores usam máscara no jogo?

Ellyes Skhiri, jogador da Tunísia, também precisou usar o equipemento quando defendeu seu time contra a Austrália. No caso do craque, ele havia se lesionado semanas antes da Copa do Mundo, durante uma disputa do Colônia, time do qual é contratado. Como estava com o rosto ainda em recuperação do acidente, foi preciso se recorrer à máscara.

Já o atacante Son Heung-min, da Coreia do Sul, fraturou os ossos próximos do olho durante partida entre Tottenham e Olympique de Marselha, pela Champions League. Apesar de ter passado por uma cirurgia, ele usou o acessório para jogar com segurança. 

A Copa do Mundo segue sendo exibida na Globo, que vê sua audiência aumentar na transmissão do mundial. Na próxima sexta, o Brasil entra em campo pela terceira vez em partida contra Camarões

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado