Atraso

Globoplay e Fifa+ são os campeões de delay na Copa do Mundo

Copa do Mundo começou no domingo (20), mas há quem assista com delay


Foto de pessoas assistindo um jogo de futebol
A Copa do Mundo já começou; delay são inimigos - Foto: Ilustração

Quem não pode assistir aos jogos da Copa do Mundo no conforto do lar e tem que recorrer aos streamings e internet, curte transmissões de alta qualidade, mas o delay, aquele atraso clássico, persiste. Em muitos casos, não é pouca coisa.

O serviço por streaming da Fifa, o Fifa+, que vai exibir todos os 64 jogos da Copa do Mundo, foi o grande campeão "do atraso" em levantamento feito pelo NaTelinha. A plataforma, funcionando em uma internet de 150 mb, teve um atraso de 1 minuto e 34 segundos em testes em comparação com o sinal da Globo em TV aberta digital.

O futuro do esporte passa pelo streaming, já que o segmento vem ganhando cada vez mais investimentos maciços e conseguindo "boletar" torneios diferentes. No ano que vem, por exemplo, a Libertadores terá como uma das casas o Paramount+ no Brasil.

O Globoplay vem investindo forte para tentar diminuir esse delay, mas está longe do ideal, o que não é culpa da empresa. Uma experiência de transmissão via streaming para o usuário depende de diversos fatores que por vezes, foge de sua alçada. Tudo pode variar de acordo com o dispositivo, velocidade da internet, local, etc.

Nos testes realizados pela reportagem, a plataforma do Grupo Globo teve um delay de 44 segundos em comparação com a Globo aberta. É melhor que o Fifa+, e para quem não possui antena de TV em casa e tampouco TV a cabo, o Globoplay surge como a melhor opção, mas esteja preparado para ouvir o gol no vizinho com alguma antecedência.

Net tem delay menor na Copa do Mundo

imagem-texto

O Claro TV Box, aparelho que o conglomerado mexicano disponibiliza e que está livre de assinatura, teve pouco menos de delay que o Globoplay: aproximadamente 43 segundos em relação à TV aberta.

Já a clássica televisão por assinatura da Net (hoje Net Claro) teve um atraso de apenas dois segundos em comparação com o sinal da rede aberta que transmite o evento, que é a Globo.

Por que o delay acontece?

Para que o sinal seja transmitido, ele tem que vir do computador que está fazendo a transmissão até o provedor de serviços de internet, aos servidores e depois para os dispositivos que estão assistindo. Dependendo das condições, esse tempo leva em média entre 15 e 60 segundos.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado