TVxTV

Atuação da semana: Com nuances, Silvero Pereira dá show em Pantanal

Ator tem feito um trabalho impressionante com personagem complexo


Silvero Pereira interpreta o personagem Zaquieu na novela Pantanal
Silvero Pereira interpreta o personagem Zaquieu - Foto: Reprodução/Globo

Silvero Pereira chamou a atenção do público ao atuar na novela A Força do Querer (2017), mas agora seu trabalho em Pantanal o coloca numa prateleira acima do que muitas pessoas poderiam imaginar. Ao dar vida ao personagem Zaquieu, ele poderia cair em uma enorme armadilha e ter como “presente” a rejeição do público, além de ser criticado pelos especialistas. No entanto, o ator mostrou ser capaz de pegar papéis com nuances.

Em um primeiro momento, ao ler a descrição de Zaquieu, dá a sensação que se  trata de mais um mordomo “afeminado”, onde a televisão usou e abusou para criar um estereótipo dos homossexuais para que esses personagens fossem aceitos na sociedade. O “gay engraçado” era o aceitável na TV brasileira, de maneira geral.

Ao longo dos últimos anos, as telenovelas avançaram. Os “gays engraçadinhos” perderam espaço e os autores passaram a tratar o assunto de forma séria. Zaquieu é bem humorado, é um personagem que “dá pinta” e não faz a menor questão de esconder sua sexualidade. Porém, Bruno Luperi usou a figura do mordomo para discutir homofobia dentro de um ambiente machista.

Zaquieu é um papel cômico, feito para que o público se divirta. Ao mesmo tempo, ele oferece diversas reflexões, o que exige do ator nuances na forma de interpretar. Silvero Pereira aposta no exagero, mas sem passar do limite, quando precisa embarcar no humor. Um exemplo foi quando seu personagem ficou frente a frente com Juma (Alanis Guillen) como onça, nesta semana. Era impossível não rir, mesmo com uma cena tão importante e séria.

A situação ficou ainda mais engraçada quando ele chegou na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Ao conversar com seus patrões e descobrir que se tratava de Juma, o mordomo fica chocado e não consegue disfarçar seu medo. Tudo dentro do limite do “exagero”, sem cair na caricatura barata que estamos acostumados em algumas séries brasileiras popularescas.

Silvero Pereira e Zaquieu apaixonado

imagem-texto

Outro ponto positivo para Silvero Pereira tem sido na sua relação com Alcides (Juliano Cazarré). Um ator que sabe fazer um “ping-pong” com seu companheiro de cena, merece ser observado com muita atenção. A parceria com Juliano é divertida e, ao mesmo tempo, sensível e isso se dá pela boa sintonia entre os dois artistas.

Silvero não interpreta um dos principais personagens e também passa longe de ter o currículo mais vasto dentro da televisão, no entanto, ao aparecer em cena, demonstra ser um “veterano” por demonstrar que sempre está à vontade ao lado dos seus companheiros.

A tendência é que seu personagem cresça nos próximos capítulos, principalmente por causa da relação de Zaquieu com Alcides. A escolha de Pereira para dar vida ao mordomo foi inteligente e abrirá ainda mais portas para um ator que agora se consolida como um dos melhores.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado