Banda completa 25 anos

Novo vocalista da banda Jammil já foi campeão do programa Ídolos

Banda baiana completa 25 anos em 2022, cheia de projetos de shows pelo Brasil


Montagem de Rafael Barreto, vocalista da banda Jammil e Uma Noites, em foto posada com as mãos no bolso e no palco durante um show, segurando o microfone
Rafael Barreto é o novo vocalista da banda Jammil e Uma Noites - Reprodução/Instagram

Novo vocalista da banda baiana Jammil e Uma Noites, Rafael Barreto, 36 anos, foi campeão do programa Ídolos, da Record, em 2008. "Quando a gente aparece num reality show, depois de um tempo a gente cai no esquecimento porque depois que você ganha, vem outro que ganha, é normal. Foi bom para mim porque é um currículo, uma conquista. Se me perguntar se eu era o melhor ali, acho que não. Mas fiz o que povo queria ouvir, só música comercial , isso também internamente me satisfazia", explica em conversa com o NaTelinha.

Depois disso, ele morou em várias cidades do país e seguiu a carreira musical, com passagens por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo e Minas Gerais.  Mas, os laços familiares do artista sempre estiveram presente no axé de sua terra natal. Ele começou cedo na música, aos 12 anos de idade.

"Mainha é irmã de João Jorge, fundador do Olodum. Cresci subindo no trio, fazendo parte da percussão, saí de Salvador com 22 anos por conta do Ídolos que ganhei, fiquei um tempo fora. Voltei para Salvador depois que fui convidado para a banda Jammil".

Rafael cresceu em Salvador ouvindo muito axé e tinha como referências os artistas da Bahia e sua mãe, Rita Maria Rodrigues, era fã de Michael Jackson e até participou do clipe que o astro pop gravou no Pelourinho com o Olodum da música They Don't Care About Us.

"Mainha sempre gostou do Michael, chorou ao participar do clipe, um amigo que tocava repique foi o menino que tocava e dançava ao lado dele. Cresci ouvindo o axé, Olodum, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e paralelo, escutava em casa, Michael Jackson, Julio Iglesis, Luis Miguel".

Para quem não lembra, a banda é muito tradicional, famosa por músicas cantadas em coro no Carnaval, entre elas "Praiero", "Saudade", "Milla" e "Ê Saudade".  Em 2022, o Jammil completa 25 anos e promete viajar pelo país com shows especiais.

Rafael Barreto foi convidado por empresário para entrar no Jammil

Em 2020, pouco antes da pandemia, Rafael foi convidado pelo empresário da banda, Paulo Borges, para ser o cantor depois da saída do vocalista Levi Lima.  Tudo aconteceu de forma repentina e no meio da pandemia. Só agora, com a redução dos casos de covid e a volta do público aos show, o artista tem um contato presencial com o público da banda e admite que a experiência é diferente de tudo o que já viveu.

"Acho que foi favorável essa entrada na pandemia porque me fez parar para refletir muita coisa, estudar, deu tempo de fazer a transição certinha, rever as músicas. Eu já sabia que a banda era conhecida, de muitas músicas de sucesso, mas estar no palco e ver cada um cantando, é impressionante. Todo show é contagiante, não tem como porque são muito sucessos".

Em 2022, a banda Jammil e Uma Noites completa 25 anos e vai viajar pelo Brasil com seu luau. Além disso, já estão disponíveis nas plataformas digitais, cinco faixas de sucesso na voz do novo vocalista. A música de trabalho atual, Que Saudade Disso Aqui, composição de Rafael, promete ser sucesso na volta à normalidade da vida pós pandemia.

"Quando escrevi ela, imaginei exatamente isso, acho que as pessoas querem cantar esse tema, cada um tem sua própria saudade, as pessoas estão com medo de se abraçar, é como se fosse um grito de guerra", diz ele.

Para o Carnaval de 2022, o Jammil ainda não sairá com um trio por conta da incerteza da pandemia que ainda não cessou. "Acredito que não vai ter em Salvador. A gente já começou a fazer shows em lugares menores, seguindo todos os protocolos. No Carnaval deve ter um camarote, um show menor, uma coisa mais controlável", explica.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado