Especial Silvio Santos
Coluna Especial

Silvio Santos, o maior apresentador da TV mundial

Fernando Morgado, biógrafo do apresentador, explica porque o homem do Baú pode ser considerado o maior do mundo


O apresentador Silvio Santos posando para foto no auditório do seu programa no SBT
Silvio Santos completa 90 anos de idade - Foto: Divulgação/SBT
Por Redação NT, com Fernando Morgado

Publicado em 12/12/2020 às 00:00,
atualizado em 19/02/2021 às 21:30

Neste dia que marca o nonagésimo aniversário de Silvio Santos, mostra-se oportuno elencar alguns dados sobre ele que são ignorados ou omitidos por muitos críticos e pesquisadores de televisão. O objetivo deste texto é contribuir com o registro da história da TV brasileira, procurando posicioná-la de forma mais justa no contexto internacional. Este, portanto, não é um artigo de opinião, mas uma relação de dados e fatos.

Silvio Santos tem pelo menos sete décadas de carreira artística, iniciada no rádio carioca durante os anos 1940. Vários apresentadores importantes – como Amador Bendayán, Bolinha, Enzo Tortora, Flávio Cavalcanti, Gugu Liberato, Homero Silva, Jimmy Salcedo, Juan Alberto Badía, Leonardo Simons e Renny Ottolina – não tiveram isso de vida, infelizmente.

Silvio Santos tem 90 anos de idade. Praticamente todos os grandes apresentadores contemporâneos a ele – como Allen Ludden, Augusto Ferrando, Bert Convy, Blota Jr., Bob Barker, Bob Holness, Cacho Fontana, Corrado, Dick Clark, Gene Rayburn, Gerardo Sofovich, Hebe Camargo, Inezita Barroso, J. Silvestre, Johnny Carson, Lidia Elsa Satragno (Pinky), Merv Griffin, Mike Bongiorno, Musiú Lacavalerie, Peter Marshall, Phil Donahue, Raimondo Vianello, Raul Matas, Raúl Velasco, Regis Philbin, Richard Dawson e Silvio Soldán, por exemplo – já se aposentaram ou faleceram.

Uma exceção é a argentina Mirtha Legrand, com 93 anos de vida. Cabe ressaltar, porém, que ela se tornou apresentadora apenas em 1968, ou seja, bem depois de Silvio. Além disso, sua principal atração, Almorzando con Mirtha Legrand, que começou com o nome de Almorzando con las Estrellas, esteve fora do ar durante parte importante da década de 1980. Outra artista que merece ser mencionada é estadunidense Betty White, mas ela, no alto dos seus 98 anos de idade, já não apresenta programas de TV há algum tempo.

Silvio Santos realiza o programa que leva seu pseudônimo há 57 anos. Sábado Gigante, do chileno Don Francisco, acabou em 2015, após completar 53 anos no ar. Houve também o mexicano En Familia con Chabelo. Ele, porém, estreou quatro anos depois do Programa Silvio Santos e, assim como Sábado Gigante, também acabou em 2015.

Silvio Santos comandou mais de 120 formatos na TV

Silvio Santos está no vídeo há cerca de três mil semanas. Desde 2 de junho de 1963, dia da estreia do Programa Silvio Santos, foram poucas as ocasiões em que o apresentador não apareceu, como, por exemplo, em 1977, após o falecimento de sua primeira esposa, em 1988, quando estava às voltas com médicos e exames, e em 2001, durante o sequestro de sua filha Patrícia. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, Silvio permanece no ar, ainda que por meio de reprises.

Silvio Santos esteve à frente de mais de 120 formatos de televisão. A título de comparação, Blota Jr., falecido em 1999, apresentou 100. Silvio Santos já comandou programas com mais de 10 horas de duração. Apenas uma atração de linha conseguiu ser mais longa: Ganele al Dos, show dominical de 14 horas produzido no fim dos anos 1980 pela extinta Teledos, de Buenos Aires.

Silvio Santos controla uma das maiores redes de TV aberta da América Latina, nascida a partir dos programas que ele, ao mesmo tempo, apresentou, patrocinou e produziu. Nenhum outro animador de auditório conseguiu isso. 

Considerando o atual momento da comunicação, cada vez mais especializada, mostra-se difícil, quase impossível, que exista outro profissional capaz de reunir ou superar tal conjunto de façanhas. Portanto, pode-se afirmar com a mais absoluta segurança que Silvio Santos é o maior apresentador da televisão mundial.


Sobre Fernando Morgado - Consultor e palestrante. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso. Membro da Academy of Television Arts & Sciences, entidade realizadora dos prêmios Emmy. Coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS. Possui livros lançados no Brasil e no exterior, incluindo Comunicadores S.A. (2019) e o best-seller Silvio Santos - A Trajetória do Mito (5ª edição em 2017). É um dos autores de Covid-19 e Comunicação - Um Guia Prático para Enfrentar a Crise (2020), obra publicada em português, espanhol e inglês. Mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Site: fernandomorgado.com

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado