Especial Silvio Santos
Fatal

Os principais programas de Silvio Santos que aniquilaram a Globo

Silvio Santos foi uma das principais pedras no sapato da emissora carioca


Silvio Santos no Topa Tudo por Dinheiro e Casa dos Artistas
Silvio Santos no Topa Tudo por Dinheiro e Casa dos Artistas - Foto/Montagem

Ao longo de mais de meio século de carreira na televisão, Silvio Santos, que comemora 90 anos de vida neste sábado (12), apresentou mais de uma centena de programas. Desde a fundação do SBT, em 1981, apresentou outras dezenas e alguns continuam na memória do público. A concorrência, no entanto, prefere esquecer.

Nos quase 40 anos de SBT, o canal sempre se gabou de ser o líder do segundo lugar, como nas campanhas da década de 1980. Nos anos 2000, o "na nossa frente só você" ganhou destaque, já que era uma época de alta audiência. Abaixo, programas nostálgicos e que marcaram toda uma geração na telinha.

Qual é a Música?

Esse é clássico. Fenômeno nos anos 70 antes de estrear no SBT, o Qual é a Música? fez história na década de seguinte, promovendo grande duelos entre artistas, com uma briga ferrenha para saber quem dominava por mais semanas. O SBT afirmou em 1999, quando o programa voltou, que Ronnie Von era o dono da coroa com 25 semanas. Nahim discorda, e diz que ele é o campeão.

O fato é que o programa causou enormes dores de cabeça à Globo aos domingos ao longo de toda a década de 1980, quando Silvio Santos tinha a hegemonia durante suas muitas horas no ar.

Quando voltou reformulado em 1999, também bateu a Globo com frequência até meados de 2002. O Planeta Xuxa (1997-2002) era o adversário favorito. Silvio batia a loira por domingos consecutivos.

O Qual é a Música? teve seu formato descansado com frequência por Silvio Santos. O game musical teve períodos de hiato em 2000 e entre 2003 e 2005, nunca saindo do ar por audiência e estava sempre em rotatividade com outros programas apresentados pelo próprio dono do SBT. Em 2007, o programa voltou sem o mesmo brilho de outrora e saiu no ar no ano seguinte, quando Silvio repaginou seu dominical.

Show do Milhão

Os 22 dias estão chegando... Os 22 dias estão chegando... A chamada no final de 1999 era enigmática. O que aquilo queria dizer? Muitos jornalistas na época especulavam que fosse um filme comprado pelo SBT. Ou uma série. Nada disso. Tratava-se de um game de perguntas e respostas que paralisaria o público em frente à TV.

O programa está há 11 anos na gaveta, mas quando estreou em 7 de novembro com o título de Jogo do Milhão, a atração caiu como uma bomba na grade da Globo, que se viu encurralada. Afinal, o Show do Milhão ia ao ar de domingo a domingo durante 22 dias consecutivos. O tempo era curto, mas o estrago, enorme.

Silvio Santos conseguiu 22 pontos de média geral na primeira temporada e picos superiores de 30, vencendo programas como o Casseta & Planeta, Globo Repórter e até a imbatível Tela Quente nos picos. Ao longo dos anos, no entanto, a atração perdeu força e entrou em desgaste, mas até o ano de 2001, ainda era uma carta na manga e dava vitórias substanciais sobre a Globo.

Casa dos Artistas

O primeiro de reality show de confinamento do Brasil não poderia ficar de fora da lista. Estreando de surpresa em 28 de outubro de 2001, a Casa dos Artistas conseguiu um feito inédito até então: vencer o Fantástico.

No primeiro domingo entre 20h40 e 21h43, com a Casa pré-gravada para apresentar os confinados, o dono do SBT aplicou 33 pontos ante os 25 do Fantástico. A atração retornou às 22h45 e terminou às 23h32, depois de uma edição do Show do Milhão.

O reality, na final, ainda aplicou uma sonora goleada: 47 pontos de média e picos de 55, contra apenas 18 da Globo no momento. A Casa dos Artistas ainda mexeria com O Clone (2001-02). Embora nunca tivesse vencido a novela da média, conseguiu "picar" a liderança e assombrar a poderosa.

Topa Tudo por Dinheiro

Famoso dominical de Silvio Santos apresentado entre 1991 e 2001, o Topa Tudo por Dinheiro era quase imbatível nos finais de noites do SBT. Em 2001, fez uma vítima ainda maior, fazendo com que o Sociedade Anônima, de Cazé Peçanha, ficasse apenas nove semanas no ar. A atração integrou TV e internet e suporte do portal da Globo, com participação dos internautas, mas não vingou.

Silvio Santos conseguiu a façanha de vencer Cazé por nove semanas e enterrou o programa do rapaz que vinha da MTV para "revolucionar" o horário. Um dos únicos programas da Globo a conseguir superar o Topa Tudo foi o Sai de Baixo, produzido entre 1996 e 2002, depois de ter tentado de tudo, inclusive uma série do Superman.


Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado