Mudou tudo

Horário Eleitoral: Como fica a programação das emissoras

São duas vezes por dia a propaganda obrigatória


Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet, que estarão no Horário Eleitoral
Horário Eleitoral muda tudo na TV - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 26/08/2022 às 12:45,
atualizado em 26/08/2022 às 13:07

Horário Eleitoral Gratuito começou na TV e no Rádio nesta sexta-feira (26) e obrigou as emissoras a mudarem suas programações. A tabela divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que às segundas, quartas e sextas, será disponibilizada a propaganda de governador, deputados estaduais e senadores, enquanto de presidente e deputados federais será terças, quintas e sábados. A produção obrigatória entra ao ar duas vezes por dia: às 13h e às 20h30, sempre de segunda a sábado.

Como o NaTelinha já havia antecipado, a Globo precisou transformar Pantanal em novela das 10 para resolver a programação e a trama foi atrasada em quase 30 minutos, indo ao ar às 21h55. Também houve alteração na grade diurna. O Globo Esporte começará 20 minutos mais cedo, sendo exibido às 12h40. O esportivo terminará às 13h, perdendo 10 minutos na programação. Como o horário político tem duração de 25 minutos, o Jornal Hoje iniciará às 13h25.

O SBT solucionou a grade diurna reduzindo o tamanho de Carrossel e de Esmeralda. A primeira, que tinha 30 minutos, passou a ter apenas 20 e a segunda terá 1h15, ao invés de 1h30. À noite, Poliana Moça perdeu 20 minutos de arte e foi encolhida.

Já a Record fez diferente. Na parte da tarde as alterações são poucas por se tratar de horário local e cada região determina o que fazer. Mas à noite, ela dividiu Jornal da Record em duas partes e o programa volta depois do Horário Eleitoral, indo até 21h15, quando se inicia Reis.

A Band tomou decisão semelhante e logo durante o dia, diminuiu o tempo do Jogo Aberto em 10 minutos, começando Os Donos da Bola mais cedo. O programa apresentado pelo Craque Neto, vai ao ar das 12h50 às 13h e, depois do horário político, volta normalmente. Já à noite, o Faustão perde os minutos em que o Horário Eleitoral for exibido. A RedeTV!, como nos dois horários não tem programação própria, não houve ajustes.

Como fica o Horário Eleitoral?

imagem-texto

Os dois líderes nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), estão com relativa folga na comparação com os adversários. Os dados foram liberados oficialmente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última quinta-feira (18). Com isso, durante o período entre 26 de agosto a 29 de setembro, o líder das pesquisas acumulará terá 3 minutos e 39 segundos nas três vezes por semana, duas vezes ao dia, em que o horário presidencial for ao ar.

Logo depois, o presidente Bolsonaro também terá longo tempo para falar aos eleitores, diferente de 2018, quando ele teve poucos minutos no total. Filiado ao PL, ele garantiu ainda uma coligação com o PP, o Republicanos, o PSC e o PTB, o que entregará o direito de falar por 2 minutos e 38 segundos.  Depois é a vez de Simone Tebet (MDB), a candidata da terceira via. Ela conseguiu atrair o PSDB e o Cidadania para sua coligação e terá dois minutos e vinte segundos, apenas 18 segundos a menos que o atual presidente. 

De forma surpreendente, a seguir aparece Soraya Thronicke (União Brasil). Isso porque, a legenda é nova e nasceu da fusão entre o Democratas e o PSL, se tornando a maios sigla do país em número de parlamentares. Por causa disso, ela, que não teve coligação, terá sozinha 2 minutos e 10 segundos.  Já Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro nas pesquisas, não fechou coligação e, sozinho, terá apenas 52 segundos. Fecham o horário eleitoral, Roberto Jefferson (PTB), com 25 segundos e Felipe D'Ávila (Novo), com 22 segundos.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado