Canal Like

Tarja Branca, um documentário que resgata a infância


Cena de Tarja Branca
Tarja Branca está disponível no Now

Você aí, lembra do que você gostava de brincar quando era criança? Lembrou de um monte de brincadeiras, não foi? A infância, da maioria das pessoas, costuma estar associada a uma vida mais lúdica. O documentário Tarja Branca segue essa linha de raciocínio. O título, no entanto, carrega uma ironia com referência aos remédios controlados, vulgo, mais perigosos e cheios de efeitos colaterais.

A ideia do doc é que a brincadeira tem o poder de curar de maneira natural, colocando cada pessoa em contato com a criança que ainda existe dentro dela. O doc mostra que espírito lúdico faz parte da cultura popular brasileira e das nossas raízes indígenas.

Brincar é realmente divertido, mas também pode ser uma verdadeira revolução, capaz de resgatar o sentido original da palavra. Porque a palavra quer dizer "laço" e é derivada do verbo vincire, que significa prender, encantar. Foi com o tempo que veio um sentido negativo de perda de tempo, falta de seriedade.

O documentário propõe que, mais do que tradicional, o ato de brincar é revolucionário, transformador! Por isso Tarja Branca faz parte de um projeto maior, a plataforma online Videocamp. Lá na Videocamp você encontra um catálogo de filmes disponíveis para serem exibidos de graça. São todas produções sobre o universo da criança, como a música e a brincadeira. A inspiração de todo o projeto é o trabalho de investigações da educadora e musicóloga Lydia Hortélio, uma baiana nascida em Salvador e criada entre mangueiras no sertão.

Tarja Branca, um documentário que resgata a infância

O tempo passou, muitas árvores foram derrubadas e brincadeiras ficaram para trás. Cada vez menos as crianças se encontram na rua e os pequenos vão perdendo o que eles podem ter de mais precioso que é a liberdade de brincar. Hoje em dia falta colocar o pé no chão, ter contato direto com as plantas, espaço para correr ou tempo para entoar uma cantiga de roda. Era assim que a cultura da infância se desenvolvia. Esse doc resgata essas tradições lúdicas em depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes.

A produção é uma parceria do Instituto Alana com a produtora paulista Maria Farinha Filmes. Aliás, o Instituto Alana tem várias ações para promover os direitos e o desenvolvimento integral da criança. Quem dirige o documentário é o cineasta Cacau Rhoden, bastante engajado nas causas educacionais. Ele é o realizador de Nunca Me Sonharam, sobre as escolas públicas brasileiras. Ele também dirigiu a série Corações e Mentes: Escolas que Transformam, sobre experiências de transformação através do ensino.

Tarja Branca, disponível no Now, deixa a gente cheio de esperança e expectativa de que as pessoas sejam mais livres e felizes em tudo o que elas fazem. Mas para isso acontecer de verdade você e eu, todos nós na verdade, precisamos abrir os olhos e nos reconectar com o nosso espírito infantil.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado