Canal Like

Investigadores da História, do History Channel, é dica imperdível para a quarentena


Mauro Yared e Celso Nenevê, os Investigadores da História
Programa é apresentado pelos criminalistas Mauro Yared e Celso Nenevê

Na escola, nós aprendemos a história do mundo como se fosse uma linha reta que começou no começo do mundo e chegou, sem contestações, aos dias de hoje. O professor diz pra gente como as coisas aconteceram, e a gente acredita que foi assim mesmo: ano após ano, evento histórico após evento histórico.

Mas a verdade é que reconstituir os eventos do passado é uma investigação constante. A nova série do History Channel, Investigadores da História, deixa isso bem claro. Apresentado pelos criminalistas Mauro Yared e Celso Nenevê, a série de 13 episódios explora um período particularmente nebuloso da história brasileira: os anos da ditadura militar, de 1968 até 1989.

Mauro é um especialista em mortes violentas e Celso é um perito em balística e explosivos. Com a experiência dos peritos e com a tecnologia disponível, não há caso que seja insolucionável. No programas, as mortes de figuras da história como Vladimir Herzog, Carlos Marighella, Carlos Lamarca, Stuart Angel e até Juscelino Kubitscheck são investigadas a fundo pelos peritos. Nenevê e Yared fizeram parte do núcleo pericial da Comissão Nacional da Verdade. Formada em 2011, a comissão foi criada exatamente para apurar esses crimes.

Ao longo dos episódios, eles realizam novos exames, usando em suas investigações a ciência, a tecnologia e a intuição para revirar os fatos históricos. No final eles diferenciam o que é verdade, e o que é mentira.

A produção é resultado de cinco anos de pesquisas e investigações. Estudantes que defendiam ideias ou terroristas? Torturadores assassinos ou simplesmente policiais cumprindo o seu dever? Esses problemas de percepção são resolvidos um por um quando a verdade vem à tona. A investigação na série ocorre sem amarras ideológicas, com um enfoque 100% pericial. Em alguns episódios, a brutalidade das forças de repressão fica bem aparente.

O episódio de estreia se debruça sobre Stuart Angel Jones, em um dos casos mais famosos do período da repressão. Filho da estilista carioca Zuzu Angel, Stuart era estudante na UFRJ e dirigente do movimento revolucionário MR-8. Em 1971, no auge da repressão, ele desapareceu sem deixar rastros e até hoje o corpo não foi encontrado.

Os peritos criminais investigaram o caso e recuperaram o cadáver e a história dos últimos momentos de Stuart Angel. A busca pela verdade nunca foi tão bem articulada. É uma série imperdível. Não deixe de ver Investigadores da História no History Channel.

Curtiu a dica? Para mais, dá uma olhada no Youtube do @canallikeoficial ou sintonize no 530 da Claro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado