Canal Like

O tormento de Steven Spielberg: Por que Odiamos?


Cena do documentário Por que Odiamos?
Por Que Odiamos?, de Steven Spielberg

Nós humanos fomos feitos pra amar e cooperar, mas nosso lado sombrio é capaz de nos levar ao outro extremo: o da crueldade e da violência. Quando rodava A Lista de Schindler, no início da década de 90, Steven Spielberg foi atormentado pela seguinte questão: como pessoas comuns podem ser levadas a cometer atos tão perversos contra outros seres humanos?

De lá pra cá, vimos a ascensão de extremistas religiosos e grupos nacionalistas de extrema-direita. Com o consequente crescimento do abismo que separa pessoas com origens ou visões de mundo diferentes.

A pergunta Por que Odiamos? é o título da série documental com produção executiva de Spielberg e do premiado documentarista Alex Gibney.

Por que Odiamos? une técnicas jornalísticas, investigações históricas e pesquisas inovadoras em psicologia, biologia e neurociência pra traçar a rota evolutiva do ódio; e dar uma dimensão do poderoso impacto dessa força destrutiva sobre indivíduos e sociedades ao longo da história.

Nos seis episódios da série são examinados casos extremos em que o ódio serviu de combustível pra destruição em massa, como no Holocausto e no genocídio de Ruanda, ou incidentes cotidianos como o bullying na escola e os comentários agressivos nas redes sociais.

Além de estudar fatos recentes envolvendo racismo e xenofobia, Por que Odiamos? também tenta compreender como funciona o cérebro humano pra encontrar explicações pra tais comportamentos.

Uma das conclusões foi a de que ambientes hostis e de recursos escassos moldaram o homo sapiens pra competir com outros grupos. Ou seja, ainda temos um cérebro da Idade da Pedra, condicionado a procurar ameaças. E a situação fica muito mais complicada agora que vivemos em sociedades complexas e globais. O ódio nasce quando existe desigualdade, pobreza, racismo e injustiça.

Por que Odiamos? tem direção de Sam Pollard e Geeta Gandbhir, dupla vencedora do Emmy pelo documentário Os Diques se Romperam ou, no original, When the levees broke: a requiem in four acts, sobre o impacto do furacão Katrina.

Por que odiamos? é uma ótima pergunta que mereceu respostas à altura nessa série em que a ciência e o conhecimento trazem um sopro de esperança. Porque informação é tudo. Taí um programa mais do que necessário, obrigatório.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado