Canal Like

Listas: 50 Anos do primeiro pouso do homem na Lua

Canal Like lista três filmes sobre o tema


Os Eleitos - Onde o Futuro Começa
Os Eleitos - Onde o Futuro Começa

Um dos eventos mais espetaculares da história humana, o pouso do Homem na Lua completou 50 anos. Isso aconteceu no dia 16 de julho de 1969. O famoso discurso do presidente Kennedy, sete anos antes, já prenunciava a façanha.

Um milhão de pessoas com câmeras e binóculos se amontoaram nas vizinhanças de Cabo Canaveral - depois chamado Cabo Kennedy – na Flórida. Tudo pra ver o lançamento espacial. 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento.

E um bilhão de pessoas viram pela TV quando o comandante Neil Armstrong ergueu o pé esquerdo e marcou o solo do Mar da Tranquilidade. Além de dizer a frase que ficou marcada pra sempre em nossa memória: "Este é um pequeno passo para o homem e um grande salto para a Humanidade".

E pra comemorar esse grande feito, a gente preparou um Listas 50 Anos do Pouso na Lua. São três filmes que tratam da Corrida Espacial, cada um a sua maneira.

O primeiro deles, Os Eleitos - Onde o Futuro Começa"é baseado no best-seller de Tom Wolfe, The Right Stuff, que seria algo como a fibra certa. Essa fibra certa era a qualidade necessária pra lidar com desafios como os das missões que viriam a seguir.

Os Eleitos - Onde o Futuro Começa

O filme começa com o histórico voo de Chuck Yeager no primeiro avião-foguete, o X-1. Acontecimento que assinala o início da era espacial, no fim da década de 40.

Yeager foi o primeiro homem a romper a barreira do som.

Depois, Os Eleitos dá um salto no tempo e vai para 1959. Pra mostrar a seleção dos sete astronautas para o Projeto Mercury. Que seria o primeiro projeto tripulado de exploração espacial da NASA.

A narrativa se transfere do Deserto de Mojave pra Flórida e pro Texas. E passamos a acompanhar os sete escolhidos pra serem os primeiros americanos a ingressarem no espaço.

Em plena corrida espacial entre os Estados Unidos e a então União Soviética, o Projeto Mercury tinha como um de seus objetivos estabelecer a superioridade norte-americana no espaço. E, a médio e longo prazo, preparar a tecnologia que iria levar homens à Lua.

Os Eleitos mostra os humilhantes e absurdos testes médicos, pelos quais os candidatos a astronauta tinham que passar pra serem selecionados.

Sam Shepard encarna Chuck Yeager. E entre os intérpretes dos astronautas, estão atores como Ed Harris, Dennis Quaid, Scott Glenn, Lance Henriksen e Fred Ward.

Os Eleitos - Onde o Futuro Começa faturou quatro Oscars: Melhor Som, Montagem, Efeitos Sonoros e Trilha Sonora Original.

O próximo item desse Listas conta a história de três matemáticas negras que enfrentaram o preconceito racial dentro da NASA, na década de sessenta: Estrelas Além do Tempo.

Estrelas Além do Tempo 2016

Listas: 50 Anos do primeiro pouso do homem na Lua

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são as figuras escondidas do título original, Hidden Figures. Com suas mentes brilhantes, elas exerceram papeis fundamentais nos primeiros anos do Programa Espacial Americano. Mas sua contribuição não ganhou qualquer reconhecimento.

Estrelas Além do Tempo é ancorado em uma trinca de atrizes afinadíssima: Octavia Spencer, Janelle Monáe e Taraji P.Henson.

O Primeiro Homem

Listas: 50 Anos do primeiro pouso do homem na Lua

E o terceiro e último filme do Listas 50 Anos do Pouso na Lua é justamente o que mostra o pouso.

O Primeiro Homem é a cinebiografia de Neil Armstrong, comandante da Apollo 11 e o primeiro homem a pisar na Lua.

Ryan Gosling vive Armstrong nesse longa que evita o tom épico e qualquer glamour. O foco é o homem por trás do mito.

E a produção coloca o espectador dentro da ação, como se estivesse junto com os astronautas nas missões.

Não foi à toa que O Primeiro Homem faturou o Oscar de Efeitos Visuais.

O Ryan Gosling disse que tudo foi muito surreal. Visitar a NASA. Sentar naquelas cápsulas cuidadosamente reconstruídas. Ter astronautas que estiveram envolvidos naquelas missões falando ao seu ouvido durante as cenas.

O Primeiro Homem mostra como Neil Armstrong canalizou seus dramas pessoais no trabalho e foi um dos protagonistas de uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.

Esse é o nosso Listas pra comemorar os 50 anos do Pouso na Lua. Um marco pra Humanidade que parece até ficção científica, mas é História com agá maiúsculo.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado