Canal Like

Momento Trailer: Um Ato de Esperança


Emma Thompson em Um Ato de Esperança
Emma Thompson em Um Ato de Esperança

Qualquer brasileiro tem liberdade de crença religiosa, um direito assegurado na nossa Constituição. Parece justo, mas imagine um médico que tem que fazer uma transfusão de sangue em um paciente que se recusa a receber? Além de uma questão médica, existe aí um cenário jurídico delicado.

Para resolver situações difíceis, o judiciário britânico conta com o Children Act, a Lei das Crianças numa tradução literal. Grosso modo, é a letra da lei dando poder aos juízes para decidirem de acordo com o bem estar dos menores de 18 anos.

The Children Act é o título original do drama Um Ato de Esperança, dirigido por Richard Eyre, de Notas Sobre Um Escândalo. A trama é baseada no livro do britânico Ian McEwan, que também escreveu o roteiro do filme.

A veterana Emma Thompson, de Nanny McPhee, interpreta a juíza Fiona Maye. Ela atua num tribunal especializado em causas de crianças e adolescentes e está acostumada a tomar decisões difíceis. Logo no início do filme, a magistrada tem que decidir pela vida de um dos gêmeos siameses que precisam ser separados.

Fiona mantém um relacionamento duradouro com um professor universitário, papel do ator Stanley Tucci, de A Bela e a Fera. O casal não tem filhos e até que se dá bem, a não ser pela falta de vida sexual.

Justamente nesse momento um caso difícil chega nas mãos da juíza. Um hospital pede autorização para fazer transfusão de sangue num jovem de 17 anos com leucemia, vivido por Fionn Whitehead, da série Black Mirror. A família é Testemunha de Jeová e se recusa a receber sangue de outra pessoa, mesmo que isso signifique encarar a morte.

Durante o filme, Fiona atravessa o duplo dilema nas vidas pessoal e profissional. Às vezes parece mais fácil lidar com os dramas jurídicos no Tribunal do que se resolver dentro de casa com o marido. Por outro lado, quando a juíza se aproxima da jovem, o encontro mexe com as convicções e transforma a vida dos dois.

Um Ato de Esperança usa o cinema como instrumento de diálogo e reflexão sobre ciência e religião, através do dilema moral dos seus personagens principais.

Para saber mais assista ao vídeo aqui na matéria. Gosta de trailer? Visita o Canal Like Oficial no YouTube. Tem sempre uma dica em vídeo por lá!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado