Canal Like

Canal Like fala sobre a franquia Zorro


A Lenda do Zorro
A Lenda do Zorro

Hoje o Canal Like vai te dar uma dica diferenciada. Vamos lá, a proposta é simples: é só pegar uma camisa preta velha. Ou pode ser um pedaço de pano, desde que seja preto. Corte dois buracos, amarre em volta da cabeça e voilá! Está pronta uma máscara de Zorro! Isso, é sobre o vigilante mascarado, Zorro, que em espanhol significa "raposa", que vamos falar hoje.

Ele apareceu pela primeira vez em 1919, no romance A Maldição de Capistrano. Escrito pelo californiano Johnston McCulley, o livro se passava no final do século 18, quando a Califórnia ainda pertencia a coroa espanhola.

O livro conta a história do justiceiro Don Diego de La Vega, um proprietário de terras da antiga Califórnia que depois de testemunhar o jeito que os oficias da coroa espanhola tratavam os plebeus e povos indígenas, decide fazer justiça com as próprias mãos. Mas, para manter o seu lugar na sociedade, e continuar impune pelos seus crimes morais ele decide criar o alter-ego de Zorro, a raposa.

Um ano depois do lançamento do livro, a história foi adaptada para o cinema. Em 1920, saiu o primeiro filme do Zorro, onde Douglas Fairbanks, um dos grandes astros da época, interpretava o herói mascarado. O filme se chamava A Marca do Zorro - titulo que vinha do Z que o Zorro marcava com a sua espada em seus inimigos.

A ideia de McCulley era escrever só um livro, mas depois do sucesso do filme não teve jeito. Foram mais alguns livros, inúmeros contos, e tantos outros filmes e séries. O Zorro já foi encarnado pelo Alain Delon, e nos anos 90 virou até animação japonesa. Hoje vamos recomendar dois filmes do Zorro, ambos com o ator que muita gente considera o melhor Zorro de todos os tempos: Antonio Banderas.

Em 1998, O Zorro voltou em grande estilo de um hiato de mais de 15 anos do cinema, com um filme que homenageava os filmes de ação e aventura do começo do século vinte. Com muita comédia física, melodrama, e coreografias de lutas de espada elaboradíssimas. Antonio Banderas não teve nenhum dublê para as suas cenas de ação, e chegou a treinar com a seleção olímpica espanhola de esgrima por quatro meses para se preparar para o papel.

O filme começa com Don Diego de La Vega escapando da prisão, depois de 20 anos encarcerado. Ele tenta encontrar a sua filha, e se vingar do homem que matou a sua mulher, o corrupto governador da região das Las Californias. No processo, Don Diego conhece Alejandro Murietta, que busca vingança contra o braço direito do governador, o Capitão Harrison, que matou o seu irmão. Diego e Alejandro se juntam e eventualmente, Alejandro vira o sucessor de Diego na luta contra os corruptos. Sim, meus amigos, você vai ver A Máscara de Zorro esperando um Zorro, e ganha outro de brinde. Que presentão hein? Com um elenco que contava com Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones, e Antonio Banderas o filme foi um exemplar perfeito de uma estética hollywoodiana dos anos 90 que deu muito certo.

A Lenda de Zorro acontece nove anos depois dos eventos de Mascara de Zorro. Antonio está casado e tem um filho com Elena, a filha do Zorro original. Enquanto ele pensa em aposentar a máscara do Zorro, a região da Califórnia está passando por uma grande mudança. O ano é 1850, e os cidadãos da região estão votando a decisão de anexar a região aos Estados Unidos, como um estado do novo país. No filme, o Zorro se encontra entre um embate entre agentes do estado americano e uma sociedade secreta europeia que está fazendo de tudo para que a adesão americana vá por água abaixo.

A trama é rocambolesca, mas a ação é sensacional. A Lenda de Zorro dobra a aposta do primeiro filme com ainda mais cenas de luta de espada, e muito melodrama. Só que dessa vez, a história ainda tem algumas pitadas de filme de espionagem. O diretor dos dois filmes do Zorro, Martin Campbell, também dirigiu dois dos filmes mais marcantes do 007 das ultimas decadas – Cassino Royale e Goldeneye.

Inspiração direta pro Batman, Zorro foi um dos primeiros heróis com uma dupla identidade. Muito antes de Clark Kent e Bruce Wayne, Don Diego de La Vega era um cidadão exemplar, porém comum, durante o dia e um justiceiro extraordinário durante a noite.

Zorro foi o primeiro case de sucesso de um vingador mascarado, um protótipo de super herói, um marco na cultura pop de hoje em dia. E mais importante: uma opção perfeita para fantasias de ultima hora!

Dica do Canal Like

Filmes:
A Máscara do Zorro
A Lenda do Zorro

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado