Canal Like

Canal Like fala sobre o reality show Batalha Makers Brasil


Batalha Makers Brasil
Marcelo Tas apresenta o Batalha Makers Brasil

Vamos falar hoje sobre o Batalha Makers Brasil, o novo programa do Discovery Channel.

Na TV o resultado pode ser engraçado, meio cômico, mas eu desconfio que em casa vai ser trágico mesmo. Vamos combinar que a ideia do programa é boa: 10 participantes disputando provas de tecnologia e criatividade. A proposta realmente é divertida. E quem vencer leva cinquenta mil reais e o título de melhor maker do Brasil.

A onda do Faça Você Mesmo ou Do It Yourself, como dizem lá fora, pegou para valer e atrai cada vez mais seguidores.É pensando justamente neles, os makers, que o Discovery lançou novo reality de competição Batalha Makers Brasil.

A idade dos participantes vai dos 19 aos 50 anos com habilidades diferentes, para o desafio ficar interessante. Eles encaram batalhas individuais e em grupo. Repare na diversidade: tem engenheiro, marceneiro, origamista, cenotécnico arquiteto, designer, estudante...

No final do programa, um participante é deletado pelo trio de jurados: a designer Rita Wu e os educadores makers Edgar Andrade e Ricardo Cavallini. Todos eles acreditam no poder de transformação social do movimento maker.

A Rita Wu é arquiteta, designer e pesquisadora, além de ser uma figura super ativa no mundo maker. Ela explora a expansão que a tecnologia pode trazer para o nosso dia a dia através de interfacesvestíveis.

Já o Edgar Andrade tem outra pegada. O grande lance dele é educação, entretenimento, cidades e negócios. Dá para transformar todas as outras áreas a partir dessas.

O terceiro jurado, Ricardo Cavallini, criou uma plataforma de educação e inovação focada na prototipagem e no desenvolvimento de produtos para a nova Revolução Industrial. Ele é considerado uma das mentes mais inovadoras do setor de comunicação no Brasil.

Para botar ordem na casa, ou bagunçar um pouquinho mais as coisas, falta falar do apresentador. Marcelo Tas fez e faz história na televisão brasileira. É sempre lembrado pelo repórter ficcional Ernesto Varela, a série infantil da TV Cultura Rá-Tim-Bum, o projeto Telecurso da Fundação Roberto Marinho e humorístico CQC, da Band.

O Tas é um dos influenciadores mais premiados do país com 13 milhões de seguidores nas redes sociais. Pense num cara multimídia - é ele!

Sentiu o peso da responsabilidade? Os makers precisam mostrar que entendem de tudo um pouco - computação, robótica, cálculos e, claro, ter um bom relacionamento com os colegas.

E não basta ser criativo, tem que confiar nos outros e saber improvisar para fazer os projetos saírem da prancheta. Para isso eles contam com uma impressora 3D, cortadoras a laser, materiais novinhos e muita sucata.

A dinâmica do primeiro programa é mais ou menos assim. Começa com uma prova individual em que os participantes tem que criar uma cadeira em quatro horas.Mas não é daquelas cadeiras inúteis para enfeitar a sala, não.

Os próprios participantes vão usar a cadeira durante toda a temporada. Então é bom que seja útil e confortável. A chapa de madeira vem com um gabarito pré-cortado, mas eles precisam incrementar o projeto. Tem que ser uma cadeira com personalidade.

A segunda batalha é em grupo e o vencedor da prova anterior pode escolher os colegas de equipe. Agora o desafio é criar uma máquina de pinball com pelo menos um item feito na impressora 3D.

O prazo é de apenas sete horas e, quando o tempo acaba, o trio de jurados se reúne para deletar um dos makers. Oh, vida cruel essa dosreality-shows. Um errinho fatal pode significar a sua morte súbita.

Assista o Batalha Makers Brasil no Discovery Channel. O canal foi lançado nos Estados Unidos em 1985 e chegou a América Latina em 1994. Hoje, está presente em mais de 200 países e territórios.Virou uma marca global com conteúdoque instiga a curiosidade do público nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial.

O BatalhaMakers Brasil, por exemplo, é um formato original, criado aqui, e realizado em parceria com a produtora paulista Academia de Filmes.

E você, curtiu a dica?

Dica do Canal Like

Programa: Reality Batalha Makers Brasil
Onde: Discovery Channel

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado