Canal Like

Corpo Fechado, Fragmentado e Vidro: Trilogia chega à Net Now


Vidro
Vidro é o novo filme da trilogia de M. Night Shyalaman

O diretor e roteirista M. Night Shyalaman revigorou o gênero thriller com a carga dramática de O Sexto Sentido, um clássico moderno. É uma história de fantasmas do mais alto nível. Aí, quando ele veio com Corpo Fechado, muita gente pensou que Shyamalan ia seguir no mesmo caminho sobrenatural. Ainda mais com esse título nacional com um quê de místico: Corpo Fechado. Só que, na verdade, Unbreakable, no original, era um filme de super-herói.

Corpo Fechado foi lançado numa época em que os estúdios não acreditavam mais no gênero filme super-herói, que tinha sido enterrado pelo longa Batman e Robin. Vale lembrar que a obra de Shyamalan chegou aos cinemas antes desse novo boom dos super-heróis, lá no ano 2000.

X-Men: O Filme ainda não tinha se firmado como o marco inicial dessa onda que continua sendo surfada com sucesso até hoje. O que ninguém esperava era que Corpo Fechado não fosse um filme isolado, como outras produções originais de M. Night Shyamalan.

O cineasta sempre pensou numa trilogia. E é sobre essa franquia que levou quase 20 anos pra se completar que a gente vai falar agora.

Ele é segurança de um estádio da Filadélfia que está em crise profissional e sentimental. Voltando de Nova York, onde teve uma entrevista de emprego, ele se envolve num acidente de trem devastador. Dos 131 passageiros, David é o único que sai vivo pra contar a história.

Assustado e ainda sem entender direito o que está acontecendo, David Dunn é procurado por Elijah Price, personagem de Samuel L.Jackson. Fã de quadrinhos de super-herói e dono de uma galeria dedicada à arte sequencial, Elijah convive com uma doença raríssima desce que nasceu. Seus ossos são tão frágeis que qualquer pancadinha pode quebrá-los. Daí o seu apelido: Mr.Glass, ou, Sr.Vidro.

Elijah sempre imaginou que se havia uma pessoa como ele, deveria existir um ser que fosse o extremo oposto. Alguém invulnerável. Elijah Price é um gênio sombrio e meio louco que lança David em uma jornada de autodescoberta, na qual vai encontrar o seu propósito na vida ao se assumir como um herói.

Corta pra 16 anos depois, quando Fragmentado chega aos cinemas. É uma outra história e os personagens são completamente diferentes.

Ninguém poderia imaginar que haveria alguma conexão entre esses dois mundos. James McAvoy dá um show digno de Oscar ao encarnar o indivíduo fragmentado do título. Afinal de contas, em seu corpo convivem 24 personalidades, que vão se alternando de maneira perturbadora.

Como Kevin Wendell Crumb, ele sequestra três adolescentes em um estacionamento e as mantém em cativeiro. Nessa prisão, as meninas chegam a conhecer algumas das personalidades dessa Horda, incluindo Patrícia e o menino de nove anos, Hedwig. Das três jovens, Casey interpretada pela Anya Taylor-Joy, de A Bruxa, é a única que consegue manter algum sangue frio pra lidar com uma situação tão desesperadora.

Mas nem ela estava pronta pra encarar a vigésima quarta personalidade daquele sujeito. Sua faceta mais bestial, conhecida como a Fera. Só no finalzinho de Fragmentado, quando aparece o David Dunn mencionando o Sr.Vidro, ficamos sabendo que tudo se passava no mesmo universo.

E chegamos a Vidro, que funciona como uma continuação de Corpo Fechado e Fragmentado. Kevin Wendell Crumb, uma das vinte e quatro personalidades da Horda, está sendo perseguido pelo David Dunn. Em meio ao primeiro confronto entre o Invulnerável e a Fera, os dois são capturados e levados pra um misto de prisão de segurança máxima e sanatório.

Lá, eles vão ter a companhia do Sr.Vidro, que parece mergulhado em um estado catatônico. Os três são tratados pela Doutora Ellie Staple, personagem de Sarah Paulson. Ela acredita que os superpoderes do trio não passam de delírios de grandeza. A doutora acha que pode curá-los dessas supostas ilusões inspiradas em histórias em quadrinhos.

Só que, num filme do Shyamalan, nada sai como se espera. Somos sempre surpreendidos. O Sr. Vidro abandona a letargia e revela seu verdadeiro propósito. Orquestrar um grande combate entre essas duas forças colossais. Seu objetivo é atrair a atenção do mundo pra existência de seres extraordinários entre nós.

É uma história que vai fundo nas pessoas que têm habilidades extraordinárias, mas não as leva aquele lugar fantástico onde nunca podem ser derrotadas.

São pessoas más? São pessoas boas? Ou é uma mistura que hesita entre esses dois extremos? Um de seus pontos fortes é o senso de redefinição do que é um vilão, do que é um herói. Então, não perca a trilogia formada por Corpo Fechado, Fragmentado e Vidro.

Com os três filmes, vistos nessa ordem, você vai poder juntar todos os caquinhos desse surpreendente mosaico criado por Shyamalan. O homem que renovou o suspense e a ação. Até a próxima dica no Canal Like (530 Net/Claro) no NaTelinha.

FILME: Corpo Fechado, Fragmentado e Vidro
DIREÇÃO: M. Night Shyalaman
ONDE ASSISTIR: Net Now

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado