Canal Like

O Mistério de Henry Pick: Uma sátira ao mercado literário


O Mistério de Henry Pick
O Mistério de Henry Pick

Os bastidores do mundo literário podem conter enigmas quase tão fascinantes quanto os que a gente encontra ao percorrer as páginas de um romance policial intrigante. Esse é o ponto de partida da comédia dramática O Mistério de Henry Pick.

Alice Isaaz é Daphné Despero, uma editora ambiciosa em busca de um fenômeno literário que garanta sua fama no mercado. Um dia, quando vai visitar seu pai em Crozon, na Bretanha, ela conhece uma livraria de manuscritos rejeitados. Qual não é a sua surpresa quando ela encontra, ali, uma verdadeira obra prima: As Últimas Horas de uma História de Amor.

Seu pasmo aumenta ainda mais quando fica sabendo que se trata de um livro escrito por um pizzaiolo bretão, o Henry Pick, falecido há dois anos. Daphné publica o livro com a permissão da família de Henry Pick e ele vira um best seller. Como parte da turnê de lançamento, ela vai com os parentes do autor ao programa do celebrado crítico literário Jean-Michel Rouche, interpretado por Fabrice Luchini.

Rouche não consegue engolir essa mitologia construída em torno desse tal de Henry Pick. Sua suspeita piora ainda mais ao saber que o gênio glorificado postumamente nunca foi visto lendo um livro sequer. E, fora essa façanha em forma de romance, Pick jamais escreveu nada mais que bilhetes ou cartões postais.

Convencido de que está diante de uma farsa, Jean-Michel Rouche parte em uma investigação detetivesca pra descobrir o segredo por trás do mistério de Henry Pick. Por mais que sua cruzada lhe renda a antipatia de muitos, o crítico arranja uma poderosa aliada.

Quem o auxilia nessa devassa é a própria filha de Henry Pick, a Josephine vivida por Camille Cottin. Aí Rouche fica se achando o próprio Sherlock Holmes com sua cara Watson. O Mistério de Henry Pick é uma comédia deliciosa escrita e dirigida por Rémi Bezançon.

Ele é diretor e roteirista de vários longas em que o humor se combina com o drama ou o romance: O Amor Está no Ar, Um Evento Feliz, Nosso Futuro ou até mesmo a animação Zarafa. Será que esse Henry Pick foi mesmo capaz de entrar em contato com sua musa inspiradora entre massas e fornos? Sem que ninguém soubesse que ele nutria tal sensibilidade e erudição?

Bom, só conferindo O Mistério de Henry Pick pra saber. E você também vai se divertir com essa sátira ao mercado literário e aos tempos de hoje, em que a intimidade do artista e o culto à celebridade disputam a atenção do público com as próprias obras de arte.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado