Canal Like

The Night Of, uma série de tirar o fôlego


The Night Of
Divulgação

Na dica de hoje, o Canal Like indica uma série que teve bastidores quase tão dramáticos e emocionantes como a própria história que ela conta. Tanto é que quase foi cancelada antes mesmo do começo das gravações. Estamos falando de The Night Of. Essa série americana tinha como inspiração a produção inglesa Criminal Justice, criada por Peter Mofatt, o mesmo de Dr.Who.

A trama acompanhava a jornada de Ben Coulter pelo sistema judicial britânico. O jovem interpretado pelo Ben Whishaw conheceu uma garota uma noite, teve um apagão provocado por álcool e drogas e acordou com a menina morta. Ben estava no lugar errado e na hora errada, então é visto como principal suspeito. Essa história angustiante foi um sucesso na BBC e interessou a HBO, do outro lado do oceano.

A ideia original era desenvolver uma versão americana estrelada pelo protagonista da série Família Soprano, James Gandolfini. Chegaram a gravar o episódio piloto, mas aí o ator de 51 anos morreu de repente, de ataque cardíaco. A perda humana era irreparável. Mas como o personagem dele só entrava no final desse primeiro episódio, daria pra regravar a sua parte e continuar o projeto com outro ator. Robert De Niro concordou em assumir o papel de Gandolfini. Teria sido incrível, mas infelizmente, ele teve que desistir por conflitos de agenda. E, assim, The Night Of acabou parando nas mãos de John Turturro, um substituto à altura.

The Night Of começa em uma noite em que tudo dá errado para o jovem Naz, personagem de Riz Ahmed. Ele pega o táxi do pai sem autorização pra ir a uma festa. Quando Naz está parado num sinal, uma garota entra, pensando que é um táxi livre. Curioso, ele dá carona a ela. Os dois vão ficando íntimos, rola um clima. Só que Naz não sabe direito o que aconteceu, porque apaga depois de misturar bebida e drogas. Quando acorda, encontra a garota morta à facada. E ele é o único suspeito.

Naz é filho de paquistaneses. O que, pra muitos americanos, o coloca no rol de candidatos em potencial ao terrorismo. A polícia é desorganizada, preguiçosa, manipuladora e tem pressa de encerrar o caso. Não quer nem se preocupar que pode estar destruindo a vida de um inocente.

A única esperança de Naz é o advogado de porta de cadeia Jack Stone, o personagem de Turturro. Ou seja, alguém quase tão desprezível quanto o descendente de imigrantes aos olhos do senso comum americano. O caso é complexo demais para Stone.

No entanto, ele compensa sua falta de gabarito com a larga quilometragem de quem já viu de tudo nessa vida. E ele está disposto a se jogar nessa cruzada. The Night Of se divide em oito episódios tensos e angustiantes. A gente acompanha aflito a trajetória de Naz pelo sistema judicial americano. E é também uma descida ao purgatório do complexo prisional de Nova York.

The Night Of teve direção e roteiro de Steve Zillian, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro por A Lista de Schindler, filmaço de Steven Spielberg.

Mas ele contou com a parceria de Richard Price na criação dessa versão da história e na elaboração dos roteiros. Price foi um dos roteiristas da série A Escuta. Ele também adaptou seu romance Clockers, que deu origem ao thriller policial Irmãos de Sangue, longa dirigido por Spike Lee e produzido por Martin Scorsese. E ainda assinou o texto do empolgante O Preço de um Resgate, filme de Ron Howard. Ou seja, The Night Of se ampara nesses dois pilares: elenco e roteiro.

John Turturro e Riz Ahmed - que se transforma ao longo da narrativa - foram indicados ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie.

Quero ver você assistir ao primeiro episódio e conseguir parar antes de chegar ao último. Essa minissérie é para maratonar e chegar no fim completamente sem fôlego.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado