Canal Like

O Cristal Encantado: A Era da Resistência


Cena de O Cristal Encantando
O Cristal Encantado: A Era da Resistência

Quando a gente começa a pensar no mundo de fantoches ou marionetes, a autoridade absoluta do assunto são os Estúdios do Jim Henson.

Nos anos 60 e 70, Henson e seus estúdios foram responsáveis por dois universos de marionetes que até hoje são alguns dos programas infantis mais queridos do mundo – A Vila Sésamo, e os Muppets. E alguns anos depois fez a série Família Dinossauro. Essa série genial foi seu ultimo projeto - ele nem chegou a ver a série se materializar.

E no meio de tantos projetos o Jim Henson tinha um sonho muito pessoal, que era contar uma história épica, com uma mitologia elaborada, com temas esotéricos e místicos. Uma espécie de resposta "muppet" a sagas de fantasia como O Senhor dos Anéis. Em 1982 Henson realizou o seu sonho ao lançar o filme O Cristal Encantado.

O Cristal Encantado é um filme de fantasia sobre uma terra distante chamada Thra. Mil anos atrás, o cristal encantado, que equilibrava as forças de Thra, se rachou, e os mestres do Cristal, se partiram em dois - os pacíficos Místicos e os desprezíveis Skeksis. Mas em uma terra com muitas criaturas fantásticas, uma profecia dizia que um dia um Gelfling, uma espécie supostamente extinta de elfos desse mundo, iria reconstruir o cristal e trazer paz novamente. O Cristal Encantado segue a jornada do ultimo dos Gelflings, Jen, em sua luta para restaurar a Paz de Thra.

Quando O Cristal Encantado saiu nos cinemas as pessoas foram pegas de surpresa. O filme era muito diferente das brincadeiras pedagógicas da Vila Sésamo, ou do humor nonsense e irônico dos Muppets. Mas, contando com um universo muito bem elaborado, e com uma tecnologia de animatrônicos que impressiona até hoje, O Cristal Encantado criou imediatamente uma legião de fãs.

O filme virou um clássico cult, e por muitos anos, uma continuação estava em desenvolvimento. E, finalmente, ela veio - e veio pesada, em uma série de dez episódios na Netflix. O final do filme deixava os espectadores com uma série de perguntas. Qual é a origem da profecia? De onde os Gelflings vieram? Porque que os Místicos morrem tão rápido?

A série O Cristal Encantado – A Era da Resistência se dispõe a responder a todas essas perguntas, e muito mais. Com dez episódios, a série tem tempo de destrinchar cada aspecto desse mundo fantástico. Além disso, a nova história transcorre antes dos eventos do primeiro filme, quando os Gelflings ainda eram uma grande civilização em Thra, mas que viviam subservientes aos Skeksis.

A ideia de fazer uma série que antecedesse os eventos do filme nasceu por causa da quantidade imensa de anotações que Jim Henson deixou sobre o mundo de O Cristal Encantado. Mas mais do que a história e a mitologia desse mundo, uma das coisas que mais impressiona é como a série nova consegue misturar as novas tecnologias da computação gráfica com efeitos especiais práticos, como a manipulação das marionetes.

Quase tão divertido quanto a série, o documentário que detalha como tudo foi feito e concebido é dever de casa necessário para quem tem qualquer interesse em entender como o cinema transforma sonhos em realidade.

Uma série para crianças, mas que os adultos com certeza vão sentir e apreciar a sofisticação. A série O Cristal Encantando: A Era da Resistência é uma obra de arte, do começo ao fim.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado