Canal Like

Youtuber faz bonito na direção do filme Oitava Série


Atriz em cena de Oitava Série
Elsie Fisher estrela o filme Oitava Série

Ter 13 anos é quase sempre uma experiência insuportável. Você tá cheio de espinhas, suas roupas de criança já não cabem em você, você começa a ter vontade de beijar outras pessoas mas não tem ideia nem como falar "Oi!" para o indivíduo e seus pais simplesmente não te entendem.

O filme Oitava Série traduz esse sentimento universal dos nossos primeiros anos de adolescência para a geração millenial. Muitas coisas continuam as mesmas, mas muitas outras estão bem diferentes. O filme segue os últimos dias da tímida Kayla na oitava série da sua escola. Entre curtidas no Instagram do menino que ela gosta, vídeos de YouTube feitos para uma plateia imaginária e amizades improváveis, Kayla vai aprendendo a lidar com o turbilhão de sentimentos novos que aparecem nessa idade com os recursos que ela tem.

Filmes sobre as mazelas da adolescência não são nenhuma novidade. Mas Oitava Série é um longa original porque consegue atingir um tom muito especifico. É um filme melancólico, que tenta não forçar nenhuma grande tensão dramática exatamente para situar o espectador o mais próximo possível da sua protagonista.

Oitava Série parece existir exatamente entre as visões niiliistas de uma infância fragmentada dos primeiros filmes da diretora europeia Catherine Breillat. E a ingenuidade hollywoodiana dos filmes do John Hughes, talvez a maior referência de filmes adolescentes mainstream.

Para atingir esse curioso meio termo, a gente nem precisa dizer que o filme é carregado pela performance absurda da atriz Elsie Fisher, que faz o papel da Kayla. De tão naturalista, não parece nem que ela está atuando. Mas desde a postura quando ela caminha, até o jeito que ela gagueja, pode ter certeza que isso é muito trabalho duro de uma baita profissional.

Oitava Série é o primeiro longa-metragem do jovem diretor Bo Burnham, que ficou conhecido por ser um dos primeiros youtubers de renome na plataforma. Ou seja, alguém que sabe intimamente o que foi crescer com essas novas tecnologias. Além de funcionar como um espelho para a sua geração, Oitava Série também é um filme que estreita ainda mais os laços das novas mídias digitais com o cinema tradicional e prova que o futuro está logo ali na esquina.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado