Um fenômeno

Sogra coruja, feminista de carteirinha e católica devota: Conheça Sonia Abrão por trás das câmeras

A apresentadora é extremamente discreta em relação à vida pessoal


Sonia Abrão sorrindo e posando para foto, usando brincos de argola e blusa laranja
Mesmo sendo uma das figurinhas mais conhecidas da TV, Sonia Abrão é discreta em relação à vida pessoal - Reprodução
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 29/07/2022 às 04:51,
atualizado em 29/07/2022 às 07:31

No ar desde 2006 com o A Tarde É Sua, Sonia Abrão tem o poder de transformar qualquer assunto em uma pauta que consegue fisgar o telespectador por horas. A apresentadora, que é uma das maiores audiências da RedeTV! e referência quando se trata de televisão e famosos, é discreta em relação à vida pessoal e figurinha rara nas badalações frequentadas pelos artistas. Muita gente se surpreendeu, inclusive, quando ela exibiu uma matéria sobre o casamento de seu único filho, Jorge Fernando.

O rapaz, de 29 anos, trocou alianças em maio com a jornalista Isabella Morais. O advogado é fruto do casamento de Sonia com o empresário Jorge Damião, que chegou a enviar flores para a ex-mulher em comemoração pelas bodas do filho. Apesar de já ter indicado algumas vezes que tinha um "namorado secreto", a veterana não chegou a assumir um relacionamento com outra pessoa após o fim de sua antiga união e, em entrevista ao Jornal Extra, deixou claro que não pretende se casar novamente.

"Eu estava namorando, mas a pandemia acabou com meu namoro. Fui casada durante 17 anos, tivemos um filho lindo juntos, mas agora só quero romance. Não quero aquela estrutura de um casamento, não quero nem dividir o mesmo teto. O que mais me falta é a solidão. Quando meu marido viajava, eu achava ótimo. Preciso desse meu espaço, vivo cercada de pessoas. Não gosto de badalação, já cobri muitas festas. Gosto muito da minha batcaverna, de ficar sozinha. É dentro de mim que a vida acontece", frisou ela, que completou 59 anos no último dia 20 de junho.

Sonia diz que foi criada por uma mãe de vanguarda, que sempre pregou a independência dela e de seus irmãos, Margareth e Elias, que é diretor do A Tarde É Sua. A paulistana acredita que a matriarca, Cecília Abrão, de 80 anos, era muito avançada para a época e, talvez por isso, a apresentadora se considere uma feminista de carteirinha, que nunca quis depender financeiramente de ninguém. "Essa ideia de príncipe encantado, do amor de um homem como única forma de ser feliz, pode levar a mulher a ficar presa nesses relacionamentos abusivos", disse, ainda ao Jornal Extra.

Sonia Abrão de braços dados com ex-marido, filho e nora
Sonia Abrão com o ex-marido, Jorge Damião, o filho, Jorge Fernando, e a nora, Bella - Reprodução/Instagram

Essa fantasia do príncipe encantado é o tema de Abaixo a mulher capacho!, livro que ela lançou em 2009. O título, que continua disponível no mercado, tem a pretensão de ser uma conversa com mulheres que fazem qualquer coisa para não perder um "amor" e pagam um preço alto, se anulando e deixando com que o outro pise em seus sentimentos. "Como perceber que caiu nessa armadilha? É só sentir que está dando mais do que recebe... Como pular fora? É só ler o livro até a última página", diz trecho da descrição do produto em um site de vendas.

Diferentemente de boa parte dos artistas, a apresentadora quase não expõe seu dia a dia para os quase quatro milhões de seguidores que acumula somente no Instagram. Na rede social, Sonia costuma comentar o que está rolando nos bastidores da TV, além de dar continuidade aos assuntos que discute em seu programa. Um post que ela fez sobre o BBB 22, por exemplo, recebeu quase um milhão de curtidas. Nos raros momentos em que aproveita sua página para mostrar a intimidade, a veterana estreita os laços com os fãs, como quando compartilhou uma xícara de café que a estava ajudando a combater uma rinite alérgica ou quando posou para uma foto cheia de papelotes na cabeça porque decidiu clarear o cabelo.

Sonia também se mostrou uma sogra coruja, diferentemente do que muita gente poderia imaginar, já que algumas mamães sofrem ao ver o único filho criando asas e iniciando uma nova vida ao lado da mulher amada. Até a primeira prova do vestido de noiva que Bella fez foi celebrada pela jornalista, que chama a jovem de "norinha" e, antes do casamento, se dizia ansiosa para ver aquele sonho se tornando realidade. No Instagram, inclusive, ela chegou a mostrar um chaveiro de Nossa Senhora Aparecida que ganhou de presente de Isabella.

A comunicadora mantém em seu camarim algumas imagens de Santas das quais é devota, como Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Nossa Senhora de Fatima e Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Já em casa, tem uma imagem de São Jorge e diz que não tinha outro caminho, a não ser a devoção pelo Santo Guerreiro, já que tem três homens chamados Jorge na família.

Sonia Abrão foi escolhida para ser madrinha de filhos de várias celebridades

Sonia Abrão com Ryan e Laura, dois de seus afilhados
Sonia Abrão com Laura e Ryan, dois de seus afilhados - Reprodução/Instagram

Apesar de ter apenas um filho, nunca faltaram crianças para Sonia Abrão mimar. A apresentadora é a madrinha preferida dos famosos, que já entregaram seus herdeiros para que ela batizasse. Ryan, filho de Simony, Laura, filha de Rafael Ilha, e um dos gêmeos da cantora Pepê integram a lista de afilhados da jornalista, que sempre fala das crianças com carinho no A Tarde É Sua.

O estúdio onde o programa acontece é o local de onde a comunicadora mais faz revelações. Por diversas vezes, Sonia já contou até algumas experiências sobrenaturais pelas quais já passou. Uma delas teve relação com Chorão, ex-vocalista do Charlie Brown Jr. que morreu em 2013 e era primo da apresentadora. "Não tinha janela aberta, não tinha um vento, não tinha absolutamente nada dentro daquele quarto que pudesse deslocar alguma coisa de lugar. Mas eu tenho uma estante grande no quarto e meu filho tem mania de pendurar aquele boné do Família 013, do Chorão, do Charlie Brown Jr.... Ele pendurava na quina da estante. E aí, eu tava quieta, lendo, e de repente aquele barulhinho, o boné."

"O boné se desprendeu da estante, foi caindo no chão e, não é que ele se desprendeu e caiu. A sensação que eu tive é que ele tava descendo em câmera lenta. Aquilo lá durou muito tempo pra mim e era só da ponta do alto da estante até o chão, aquilo iria durar dois segundos. Mas pra mim não. O que eu tava vendo era realmente slow motion [efeito de câmera lenta]", seguiu.

Sonia encarou a cena como um aviso por parte do cantor. "Depois, nesse dia, de madrugada, toca o telefone e meu primo Chorão tinha morrido. Pra mim ficou muito evidente que ele passou por ali e, de alguma maneira, ele tava avisando, não só a mim, como a toda família", opinou ela, que também compartilhou histórias sobrenaturais envolvendo sua mãe, uma de suas tias e uma amiga já falecida.

Podcast Dupla de 2

Fabrício Falcheti e Sandro Nascimento levam em um bate-papo descontraído sobre os assuntos da televisão e famosos, com muitas informações de bastidores em primeira mão; confira

Ouça agora
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado