Biografia

"Eu morei seis meses debaixo de um viaduto, num papelão, por opção minha porque eu dava muito trabalho em casa com o meu uso abusivo"

  • Nome: Rafael Ilha Alves Pereira
  • Nascimento: 07/03/1973
  • Idade: 48 anos
  • Sígno: Peixes
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Ator / Apresentador / Cantor / Músico
  • País: Brasil
  • Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Rafael Ilha é ator, apresentador, cantor e músico. Começou a carreira participando de comerciais para a TV, na década de 1980. O sucesso e a fama vieram ao integrar a boyband Polegar, em que ficou por três anos como vocalista e guitarrista. Na época, acumulou também trabalhos em filmes e programas de TV.

Com o fim da banda, apresentou o programa infantojuvenil Casa Mágica, na Record. No período de transição entre a adolescência e a fase adulta, tornou-se dependente químico, o que abalaria a sua carreira. Entre o fim dos anos 1990 e início dos 2000, foi preso duas vezes, por porte de drogas e posse ilegal de armas.

Também tornaram-se frequentes as internações para o tratamento do consumo de álcool, cocaína e crack, entre outras substâncias. Nas crises de abstinência, chegou a engolir pilhas, isqueiros e canetas. Em 2009, tentou suicídio. Apenas nos anos 2010, voltou à mídia, com a dependência química controlada.

Em 2015, participou de uma turnê de reencontro do grupo Polegar e teve uma biografia lançada, escrita pela jornalista Sonia Abrão. Na Record, participou da segunda temporada do Power Couple Brasil, com a esposa Aline Kezsh, em 2017, e foi o vencedor de A Fazenda 10, em 2018.

Seguiu com vários projetos na emissora de Edir Macedo. Em 2019, estrelou a série documental 10 Chances: O Homem que Desafiou a Morte, exclusiva para o PlayPlus. Também participou de programas como Bancando o Chef, Canta Comigo e Troca de Esposas.

Atualmente, é casado com Aline Kezsh, mãe de sua filha, Laura. Antes, foi casado com Fabiana Garcia Bejar, até 2009, mãe de seu primeiro filho, Cauã. Também namorou, nos anos 1990, a atriz Cristiana Oliveira.